Educação

Projeto Samu nas Escolas contempla mais uma unidade escolar em Maceió

Situada no bairro Ouro Preto, a Escola Municipal Luiza Suruagy conta com alunos de que vão do 1º ao 5º ano

Publicado: | Atualizado em 23/04/2024 15:55


Alunos da Escola Municipal Luiza Suruagy assistiram atentamente as orientações sobre primeiros socorros | @ Arnaldo Santtos / Ascom Samu
Alunos da Escola Municipal Luiza Suruagy assistiram atentamente as orientações sobre primeiros socorros | @ Arnaldo Santtos / Ascom Samu

A Escola Municipal Luiza Suruagy, localizada no bairro Ouro Preto, em Maceió, é a mais nova contemplada pelo Projeto Samu nas Escolas, promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A unidade escolar conta com alunos da faixa etária de 6 a 14 anos, que correspondem às séries que vão do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Durante as várias atividades apresentadas pelos acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social, o tema primeiros socorros foi abordado, com destaque para orientações sobre como socorrer vítimas de queda, engasgo, desmaio e queimaduras.

A equipe do Samu nas Escolas também conscientizou os alunos sobre os males causados pelos trotes, que podem impedir o socorro a usuários que realmente estejam necessitando de assistência, a exemplo de pessoas feridas em um acidente de trânsito.

Um dos alunos que participou da ação foi o pequeno Miguel de Souza, de 8 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Fundamental. “O Samu é muito importante para a população e este evento em nossa escola foi muito importante, porque se algum colega levar uma queda ou desmaiar, eu agora sei como ajudar”, destacou.

Para a coordenadora geral do Samu Maceió, a enfermeira Beatriz Santana, o Projeto Samu nas Escolas tem uma ação fundamental na disseminação das informações que ajudam a salvar vidas. “Por meio dele, as crianças e adolescentes absorvem e multiplicam essas informações sobre os primeiros socorros”, salientou.

Projeto 

O Samu nas Escolas ocorre todas as sextas-feiras, nos dois horários, e, no final do evento, os alunos têm a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma ambulância utilizada pelo Samu. Qualquer escola, seja pública ou privada, pode ser contemplada com a iniciativa, bastando apenas enviar um ofício para o Serviço Social do Samu, através do e-mail [email protected].

A agenda de apresentações do Projeto Samu nas Escolas para este semestre já foi preenchida, mas a escola interessada em recebê-lo pode agendar para o segundo semestre deste ano. No ofício é necessário informar a idade dos alunos, o nome completo da escola, especificando se é do Ensino Fundamental ou Médio.

*Com Agência Alagoas

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Estudantes em sala de aula | @ Agência Brasília
Educação
Pé-de-Meia: Estudantes nascidos em setembro e outubro recebem segunda parcela hoje

Desta vez, os valores estão sendo creditados nas contas dos estudantes que atingiram a frequência média de 80% nos três meses letivos.


Estudantes fazendo a prova do Encceja - @Katito Carvalho
Educação
Encceja 2024: O que é, como se inscrever e quando será a prova

Encceja 2024 abre inscrições: saiba tudo sobre o exame, como se inscrever, quem pode participar e as datas importantes do processo de certificação.


Estudantes em sala de aula | @ Agência Brasília
Educação
Pé-de-Meia: Estudantes nascidos em março e abril recebem segunda parcela hoje

Desta vez, os valores serão creditados nas contas dos estudantes que atingiram a frequência média de 80% nos três meses letivos.


Enem | © Reprodução
Educação
Enem 2024: estudantes podem solicitar isenção de taxa até sexta-feira (26)

Para fazer o pedido, os candidatos devem acessar a Página do Participante, com o Login Único do Gov.br.


Rede estadual já contabiliza consideráveis avanços no ensino indígena, inclusive, em todos os níveis da educação básica | @ Thiago Athaíde e Valdir Rocha
Educação
Seduc comemora avanços nos 20 anos de educação escolar indígena em Alagoas

Infraestrutura escolar recebeu especial atenção do Governo de Alagoas; contratação de profissionais e qualidade político-pedagógica também são destaque