Identificar uma pirâmide financeira tem se tornado cada vez mais difícil devido à forma como os golpistas se reinventam e fazem com que as vítimas se apaixonem cegamente pela promessa de enriquecimento rápido e fácil.
O surgimento de novas pirâmides financeiras tem se tornado cada vez mais frequente, e mesmo quando as antigas são desarticuladas, os golpistas alteram o nome e seguem na captação de novas vítimas.
Para que você não seja vítima e caia neste esquema criminoso, o Portal BR104 preparou um guia completo para você conseguir identificar de longe empresas com esquema de pirâmide financeira.
Como funciona uma pirâmide financeira?
Resumidamente, funciona como o desenho de uma pirâmide. O esquema tem como principal objetivo a remuneração pela indicação de novos membros, por meio de uma taxa de entrada no negócio.
A taxa de entrada no negócio serve para remunerar os antigos. E para obter lucro, você precisa captar novo clientes, fazendo com que haja crescimento da rede em forma de pirâmide.
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), revela que mais de 20 milhões de brasileiros já caíram no golpe de pirâmide financeira.
Veja também: “Acusada de golpe”, Trusting Invest diz ter sido hackeada
Como denunciar uma pirâmide financeira?
Se você suspeita que uma determinada empresa está praticando o esquema de pirâmide, você pode oferecer uma denuncia ao Ministério Público Federal.
Caso você tenha sido vítima, primeiro procure uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência em seguida procure um advogado.
Assista ao vídeo abaixo: