A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (26/4), o reajuste tarifário anual da Equatorial Alagoas. Com isso, a conta de energia do alagoano ficará mais cara.
O fato é que, no começo do mês de abril, o presidente Jair Bolsonaro tinha anunciado a bandeira verde, que reduziria aproximadamente 20% do valor da conta de luz dos brasileiros. Entretanto, os efeitos podem ser bem diferentes do planejado.
Desde setembro de 2021, a bandeira Escassez Hídrica aumentava cerca de R$ 14,20 a cada 100KWh consumidos. O valor foi necessário para compensar gastos de energia, que ficam mais caros com a seca.
Com o fim da Escassez Hídrica e a volta da Bandeira Verde, a lógica seria que a conta ficasse mais barata, uma vez que a tarifa não sofre alteração de nenhum acréscimo.
No entanto, a Aneel aprovou reajustes anuais solicitados pelas empresas distribuidoras de energia em alguns estados do país.
Com isso, o valor passará a ficar mais caro a partir de maio. Em Alagoas, especificamente, o aumento irá vigorar a partir do dia 3 de maio.