Chuvas em Alagoas

Prefeitura de Branquinha inicia limpeza de ruas e ações em diversas áreas após a enchente

No município, mais de 1.650 pessoas estão desalojadas em decorrência da enchente deste final de semana.

Publicado:


Prefeito de Branquinha, Neno Freitas | © Assessoria
Prefeito de Branquinha, Neno Freitas | © Assessoria

Após um final de semana de muita angústia, a prefeitura de Branquinha, iniciou, nesta segunda-feira (4/07), o trabalho de limpeza das vias e auxílio direto aos atingidos pela enchente que deixou cerca de 40 pessoas desabrigadas e 1.650 desalojadas no município.

O centro da cidade e toda a orla – que havia sido reformada no fim do ano, foram totalmente afetados. Com a força da água, o campo de futebol também foi destruído. Além disso, diversos prédios públicos, residências, estabelecimentos comerciais e até trechos da ponte, pavimentação asfáltica e postes de iluminação, foram danificados.

A equipe da Infraestrutura, com todo o maquinário em ação, iniciou a limpeza das vias com a retirada de entulhos; móveis como colchões, eletrodomésticos e estofados; sujeira e muita lama. A equipe da saúde instalou o pronto atendimento em uma outra Unidade e também deu início às visitas domiciliares na zona rural.

Além do auxílio às famílias abrigadas nas escolas Juvenal Lopes e Demócrito José – que estão recebendo todo o suporte necessário, a Assistência Social, no sistema porta a porta, iniciou o levantamento das perdas e necessidades das famílias que residem nas áreas afetadas. No cronograma de ações, também estão a entrega de refeições (como sopa e pães), para os moradores da Várzea.

Com carros-pipas, foram ofertados aos branquinhenses milhares de litros de água para limpeza das residências e estabelecimentos, como também, para o consumo – item essencial ao ser humano. O cronograma de atividades será intensificado com o passar dos dias, e representantes de todas as secretarias estão engajados na recuperação e reconstrução da cidade.

– A previsão para os próximos dias é de mais chuva, o que nos deixa apreensivos, é claro. Porém, com muito planejamento e o engajamento de uma equipe unida e determinada, não perdemos um minuto sequer, e assim que o nível do rio baixou e após fazer os levantamentos prioritários dos estragos causados, começamos o trabalho para reconstruir e recuperar a nossa cidade. Tenho certeza que depois de 12 anos desde a última tragédia, nosso povo não irá desanimar e vamos juntos, superar mais esse obstáculo e ficarmos cada vez mais fortes. O trabalho vai ser árduo, mas venceremos – disse o prefeito Neno Freitas.

*Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas na capital neste final de semana
Chuvas em Alagoas
Governo Federal reconhece situação crítica em três novas cidades de Alagoas

As cidades de Jequiá da Praia, Porto Calvo e Santa Luzia do Norte foram castigadas por fortes chuvas, resultando em danos materiais e impactos na vida da população local.


Rio Mundaú – Foto: Izael Nascimento
Alagoas
Governo de Alagoas repassa R$ 1,2 milhão para municípios afetados pelas chuvas em Alagoas

O repasse foi anunciado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), União dos Palmares esta entre os municípios beneficiados neste primeiro momento.


Polícia Rodoviária Federal | © Foto: Reprodução/Redes Sociais
Alagoas
Atualização: PRF atualiza lista de trechos interditados em BRs de Alagoas

Os locais afetados estão localizados nas BRs 101, 316 e 416.


Primeira-dama, Renata Freitas, representante da Defesa Civil Nacional, André Martins e prefeito de Branquinha Neno Freitas – Foto: Ascom/Prefeitura de Branquinha
Chuvas em Alagoas
Enchente: Prefeito de Branquinha vistoria áreas afetadas com Defesa Civil Nacional

O gestor também apresentou as prioridades como a recuperação da Ponte sobre o Rio Mundaú e as obras de contenção para a barreira da Rua Prado Omena.


Prefeito de Murici, Olavo Neto – Foto: Ascom/PMM
Chuvas em Alagoas
Olavo Neto recebe comitiva com governador e ministros para avaliar os impactos da enchente em Murici

A comitiva sobrevoou as regiões da parte baixa de Murici e fez uma visita em solo aos locais afetados pelas águas do Rio Mundaú.