Chuvas em Alagoas

Governo Federal reconhece situação crítica em três novas cidades de Alagoas

As cidades de Jequiá da Praia, Porto Calvo e Santa Luzia do Norte foram castigadas por fortes chuvas, resultando em danos materiais e impactos na vida da população local.

Publicado:


Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas na capital neste final de semana
Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas na capital neste final de semana

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, anunciou o reconhecimento da situação de emergência em seis cidades brasileiras. Essas localidades foram afetadas por eventos climáticos extremos, como estiagem e chuvas intensas. Os municípios atingidos estão nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco.

Em Alagoas, as cidades de Jequiá da Praia, Porto Calvo e Santa Luzia do Norte foram castigadas por fortes chuvas, resultando em danos materiais e impactos na vida da população local. Já os municípios de Choró e Quixadá, no Ceará, e Calumbi, em Pernambuco, enfrentam um período de estiagem prolongada, que afeta diretamente a disponibilidade de recursos hídricos e a atividade agrícola nessas regiões.

Com o reconhecimento da situação de emergência, essas cidades estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para implementar ações de defesa civil, visando o socorro e assistência às vítimas, o restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução de infraestruturas danificadas.

A solicitação deve ser realizada por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), plataforma que permite o registro e acompanhamento dos eventos adversos.

Após o envio das informações necessárias, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as metas e os valores solicitados pelas cidades afetadas. Caso aprovado, o valor destinado é publicado em uma portaria no Diário Oficial da União (DOU), garantindo a liberação dos recursos para as medidas de recuperação.

Atualmente, o Brasil conta com um total de 1.193 municípios em situação de emergência reconhecida pelo governo federal devido a desastres naturais ou eventos climáticos extremos.

Para auxiliar no enfrentamento dessas situações, a Defesa Civil Nacional oferece cursos a distância para habilitar e capacitar agentes municipais e estaduais no uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Essas capacitações visam preparar os agentes de proteção e defesa civil das esferas municipal, estadual e federal, a fim de melhorar a resposta a desastres e fortalecer a prevenção e mitigação de riscos.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Rio Mundaú – Foto: Izael Nascimento
Alagoas
Governo de Alagoas repassa R$ 1,2 milhão para municípios afetados pelas chuvas em Alagoas

O repasse foi anunciado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), União dos Palmares esta entre os municípios beneficiados neste primeiro momento.


Polícia Rodoviária Federal | © Foto: Reprodução/Redes Sociais
Alagoas
Atualização: PRF atualiza lista de trechos interditados em BRs de Alagoas

Os locais afetados estão localizados nas BRs 101, 316 e 416.


Primeira-dama, Renata Freitas, representante da Defesa Civil Nacional, André Martins e prefeito de Branquinha Neno Freitas – Foto: Ascom/Prefeitura de Branquinha
Chuvas em Alagoas
Enchente: Prefeito de Branquinha vistoria áreas afetadas com Defesa Civil Nacional

O gestor também apresentou as prioridades como a recuperação da Ponte sobre o Rio Mundaú e as obras de contenção para a barreira da Rua Prado Omena.


Prefeito de Murici, Olavo Neto – Foto: Ascom/PMM
Chuvas em Alagoas
Olavo Neto recebe comitiva com governador e ministros para avaliar os impactos da enchente em Murici

A comitiva sobrevoou as regiões da parte baixa de Murici e fez uma visita em solo aos locais afetados pelas águas do Rio Mundaú.


Interior da Caixa Econômica – © Reprodução/Internet
Alagoas
Caixa libera saque do FGTS por calamidade em municípios afetados por chuvas em Alagoas

O Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade que permite aos trabalhadores retirarem o saldo da conta do FGTS em casos de necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastres naturais.