Melhor que Auxílio Emergencial? Entenda o programa que Maia sugeriu a Bolsonaro

Para o presidente da Câmara dos Deputados, o governo federal não deve focar apenas em programas de transferência de renda

Deputado Rodrigo Maia e Paulo Guedes

Deputado Rodrigo Maia e Paulo Guedes

A discussão pela continuidade do Auxílio Emergencial ganhou outro patamar nessa semana, quando o presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em entrevista à CNN comentou sobre o assunto.

Para Maia, o governo não tem orçamento suficiente para garantir um Auxílio Emergencial permanente, no entanto, disse que Bolsonaro precisa enviar a proposta à Câmara, para que seja apreciada o quanto antes pelos parlamentares.

– Acho que o governo deve trazer uma proposta, se vai continuar atendendo aos mais de 50 milhões de brasileiros, se vai fazer uma política mais focalizada, qual o valor – disse Maia.

O presidente da Câmara surpreendeu ao propor que o governo crie um programa em uma proposta diferente das que vem apresentando, sempre na linha de transferência de renda, como o próprio Auxílio Emergencial e o Renda Brasil – que deve ser implantado em breve.

+ O que é o Renda Brasil: O guia completo sobre o novo Bolsa Família

Maia disse que o governo precisa criar um programa habitacional para atingir os brasileiros de baixa renda que vivem no aluguel. Muitos dos beneficiários do Auxílio Emergencial e até do Bolsa Família, usam o dinheiro para pagar o aluguel de onde vivem.

Ainda não há uma movimentação do governo quanto a algum tipo de programa com essa proposta, ou pelo menos ainda não foi apresentado pelo ministro Paulo Guedes.

Presidente da Câmara Rodrigo Mai — © Reprodução