Alagoas — Incansáveis e resistentes, os jornalistas alagoanos seguem em estado de greve por tempo indeterminado. Os profissionais estão no seu terceiro dia de paralisação com mobilizações diárias em frente às empresas – TV Gazeta, TV Pajuçara e TV Ponta Verde – que fizeram a proposta de reduzir em 40% o piso salarial da categoria.
Ontem, o Ministério Público do Trabalho (MPT) informou que mediará, em audiência nesta quinta-feira (27), às 11h, a negociação entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) e empresas de comunicação do estado, diante do impasse na definição de um acordo salarial para os trabalhadores.
A mediação será conduzida pelo procurador-chefe Rafael Gazzaneo. Desde a última terça-feira (25), os jornalistas de Alagoas aderiram à greve geral por não aceitarem a proposta patronal de redução de 40% do piso salarial da categoria, que por diversas tentaram conciliação entre profissionais e classe patronal.

Desde a última terça-feira (25), a categoria à greve geral por não aceitar a proposta patronal de redução de 40% do piso salarial — © Jonathan Lins
+ Greve dos servidores da rede municipal começa na segunda-feira (03) em União
Ontem, a categoria realizou uma assembleia para definir algumas estratégias da paralisação e conversar sobre a audiência de hoje. Mais de 50 sindicatos, associações, partidos, coletivos, políticos, movimentos e estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) declararam apoio à greve.
Após a última tentativa de negociar com as empresas, em audiência realizada no Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL), em 19 de junho. Na ocasião, representantes das emissoras se recusaram a fazer uma negociação com o sindicato e mantiveram a proposta de redução de 40% do piso salarial da categoria.
Um vídeo gravado pelos jornalista mostra algumas imagens desses dias de greve e ainda faz uma “brincadeira” com a vinheta de fim de ano da Tv Gazeta, afiliada da Rede Globo.
Confira o vídeo abaixo e se emocione!