Alagoas

Greve dos jornalistas alagoanos é destaque nas redes sociais e ganha apoiadores

Empresas e profissionais não chegaram a um acordo sobre o piso salarial da categoria. Jornalistas rejeitam redução salarial de 40%

Publicado: | Atualizado em 26/06/2019 07:58


Jornalistas rejeitam redução salarial de 40% — © Reprodução/Redes Sociais
Jornalistas rejeitam redução salarial de 40% — © Reprodução/Redes Sociais

Alagoas — Depois de longas e incansável tentativas de conciliação entre profissionais e classe patronal, os jornalistas alagoanos deflagraram ainda na madrugada dessa terça-feira (25), greve geral por tempo indeterminado. A categoria é contra a redução de 40% do piso salarial.

A paralisação foi mantida após uma assembleia realizada nessa segunda-feira (24), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e contou com representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Nas primeiras horas da madrugada dessa terça-feira, profissionais e estudantes de jornalismo começaram a se mobilizar na frente da TV Gazeta, filiada à rede Globo, Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), filiada à TV Record, ambas no bairro do Farol, e na TV Ponta Verde, do Grupo Opinião, filiada ao SBT, no bairro do Jacintinho, onde permaneceram durante todo o dia.

De acordo com o Sindicato de Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), desde abril tenta entrar em acordo com as empresas e impedir a perda da conquista histórica, alcançada em 1991. Nove contrapropostas por parte dos jornalistas, mas todas foram rechaçadas pelos diretores das empresas de comunicação.

+ Dentro de cemitério em União, idoso comemora aniversário da esposa morta

Telejornais reprisados

Como forma de minimizar as perdas ocasionadas pelo movimento, as principais emissoras de televisão do Estado foram obrigadas a reprisar matérias em seus telejornais, o que causou estranheza entre os telespectadores. Eles ainda foram surpreendidos com uma nova apresentadora, contratada às pressas, para substituir a âncora do ALTV, da TV Gazeta.

O Bom dia Alagoas foi gravado na noite dessa segunda-feira (24). Ao longo da edição, várias reportagens antigas foram veiculadas. Já o AL TV 1ª edição não foi apresentado pela âncora, que foi substituída. Nesta mesma edição, colocaram matérias com sonoras enormes (coisa que geralmente não se faz em TV).

O AL TV 2ª edição reprisou a entrevista da previsão do tempo da manhã, colocou matérias da semana passada e mostrou imagens de Caruaru, Pernambuco e Palmas, Tocantins.

TV Pajuçara

O Balanço geral foi apresentado pelo titular do programa normalmente, mas não teve entradas ao vivo. O Fique Alerta também foi apresentado pelo mesmo apresentador do Balanço. Nenhum dos programas teve entradas ao vivo.

TV Ponta Verde

O Plantão Alagoas também não teve ao vivo fora da TV. As entradas foram gravadas dentro da própria redação.

Trending Topics

As hashtags #quempagafazaovivo e #reducaosalarialnao chegaram a aparecer em primeiro e quarto lugar, respectivamente na medição, que foi utilizada para aumentar a relevância do assunto e ser destaque na imprensa nacional.

A hashtag #quempagafazaovivo fez referência ao noticiário Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, filiada à Rede Globo, que gravou a atração ainda na noite desta segunda-feira (24), no mesmo momento em que a classe se reunia em assembleia geral para deliberar sobre a greve.

Apoiadores

A greve também ganhou vários apoiadores, que gravaram vídeos ou emitiram notas em apoio à causa dos jornalistas. Delegados de Polícia Civil, o Chefe do Tribunal de Justiça e do Ministério Público Estadual e políticos se colocaram contra a redução do piso salarial.

A Ordem dos Advogados do Brasil Alagoas (OAB/AL) também emitiu nota sobre a causa:

Em uma época onde as fake news tomam conta das redes sociais e o ódio é disseminado irresponsavelmente, é importante que os profissionais de comunicação apurem os fatos e abasteçam a sociedade com informações confiáveis.

Para tanto, é preciso conferir dignidade e condições de trabalho a esses profissionais.

A OAB/AL conclama todos ao diálogo, jornalistas e empresas de comunicação, a fim de que sejam encontradas soluções sustentáveis e que preservem a sobrevivência de todo o sistema de imprensa alagoano, bem como das conquistas trabalhistas.

O Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas também declarou apoio à greve. Em nota, o sindicato disse que “estará sempre ao lado dos companheiros jornalistas ao tempo em que também pede apoio contra a privatização dos Correios”.

Confira a nota na íntegra:

O Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas apoiou na manhã desta terça-feira (25) a greve dos Jornalistas contra a proposta de redução salarial nas negociações coletivas da categoria. As paralisações ocorreram em Maceió e Arapiraca e contaram com o apoio das lideranças ecetistas da capital e interior.

Em Maceió a concentração da greve ocorre em frente ao Sistema Pajuçara de Comunicação e conta com profissionais de diversos setores da imprensa alagoana. Já em Arapiraca, as manifestações foram na Praça Luiz Pereira Lima, em frente ao prédio da sucursal das Organizações Arnon de Mello, gestora da TV Gazeta, Jornal Gazeta de Alagoas e de várias rádios e portais de notícias no estado.

Durante as manifestações, os jornalistas receberam o apoio da população que ao transitar pelos locais expressava todo o respeito e solidariedade aos trabalhadores.

As Organizações Arnon de Mello e o Sistema Pajuçara de Comunicação lideram o movimento para reduzir em 40% o piso salarial dos jornalistas precarizando as relações trabalhistas e salariais além de desvalorizar o imprescindível trabalho dos profissionais da Imprensa em um momento tão obscuro da política e da economia nacional.

Defendendo a luta da classe trabalhadora, o Sintect-AL estará sempre ao lado dos companheiros jornalistas ao tempo em que também pede apoio contra a privatização dos Correios.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Estudantes contemplados com o programa Daqui Pra o Mundo | @ Edvan Ferreira
Alagoas
Paulo Dantas entrega kits para viagem dos 50 estudantes do Daqui Pra o Mundo

Programa de intercâmbio inédito levará alunos da rede pública estadual para a Inglaterra por 4 semanas


Menor suspeito de ter atirado no estudante | @ Reprodução
Alagoas
Arma usada por adolescente para balear colega em escola foi comprada com dinheiro da ‘mesada’

Segundo o delegado responsável pelo caso, o crime foi motivado por ciúmes, uma vez que a vítima estaria namorando a ex-namorada do suspeito


feminicídio - @Reprodução
Alagoas
Alagoas fecha trimestre com menor número de feminicídios da história

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram o menor número de feminicídios para o período na série histórica


Reunião em assentamento sem terra - @Reprodução
Alagoas
Terras da Laginha podem ser destinadas à reforma agrária ainda este ano

Este movimento faz parte de uma estratégia mais ampla que visa assentar cerca de 500 famílias em aproximadamente 2 mil hectares


Servidora da Verde Alagoas - @Reprodução
Alagoas
Queixas contra a Verde Alagoas disparam no Reclame Aqui

Empresa responsável pelo fornecimento de água em 27 municípios de Alagoas enfrenta críticas em todas as cidades onde atua