Justiça

TRE-AL vai julgar recurso de Flávio Moreno contra 36 candidatos do PROS

Moreno propôs uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por abuso de poder e fraude à lei.

Publicado: | Atualizado em 31/07/2021 08:32


Flavio Moreno - @instagram
Flavio Moreno - @instagram

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) irá julgar, na próxima segunda-feira (02/08), o recurso de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), proposta por Flávio Antônio Moreno da Silva, em desfavor da candidata ao cargo de Vereadora, Ana Cláudia dos Santos Souza, e de outros 35 candidatos, além da comissão provisória do Partido Republicano da ordem Social (PROS), em razão do cometimento, em tese, do abuso de poder e fraude à lei.

De acordo com a denúncia de Flávio Moreno, o PROS incorreu em fraude à lei ao registrar, em seu entender, candidatura feminina fictícia ou “laranja”, no intuito de atender ao percentual mínimo exigido legalmente, nos termos do art. 10, §3º da Lei n. 9.504/97.

No entanto, o juiz eleitoral Pedro Ivens Simões de França, em decisão proferida em 7 de janeiro de 2021, entendeu que a denúncia não pode ser aceita, por ter sido protocolada fora do prazo.

“Art. 45. As representações de que trata o art. 44 poderão ser ajuizadas até a data da diplomação, exceto as fundadas nos arts. 23 e 30-A da Lei n° 9.504/1997, que poderão ser propostas, respectivamente, no prazo de 15 (quinze) dias da diplomação e até 31 de dezembro do ano posterior à eleição”, diz um trecho da decisão.

“A diplomação dos eleitos em Maceió ocorreu no dia 17 de dezembro de 2020, conforme Edital n. 31/2020, publicado no DJE no dia 15 de dezembro de 2020, em cerimônia realizada na sede do Cartório da 002ª Zona Eleitoral, seguindo os procedimentos disciplinados pela Portaria Conjunta n. 35/2020 – TRE-AL/PRE/AEP.

Assim, tendo em vista que a presente ação foi protocolada no dia 20 de dezembro, 03 (três) dias após o termo final para propositura das ações de investigação judicial eleitoral, forçoso reconhecer sua intempestividade”, foi o que decidiu o magistrado.

Por essa razão, Flávio Moreno entrou com recurso no TRE/AL, que deverá ser julgado já no dia 02 de agosto pelo colegiado.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Marcos Silva e Angela Vanessa e Gilberto Gonçalves- @BR104
Justiça
GAESF vai investigar prefeituras por fraude em contratos sem licitação; veja quais

A denúncia também levanta suspeitas de sonegação fiscal, omissão de informação tributária obrigatória e lavagem de dinheiro, demandando uma investigação por parte do GAESF.


Usina Laginha - @BR104
Justiça
Desembargador pede que PF investigue 28 advogados da Laginha por enriquecimento ilícito

Os advogados são acusados de enriquecimento ilícito e residem atualmente em apartamentos de luxo na orla da capital alagoana.


Habilitação - @Reprodução
Justiça
Justiça condena Detran a indenizar motorista que teve CNH bloqueada por 21 meses

O caso começou em abril de 2022, quando o motorista solicitou a renovação de sua habilitação.


Alexandre de Moraes e Almir Belo - @Reprodução
Justiça
Moraes pauta julgamento que pode cassar Almir Belo e mais dois vereadores

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, que acontecerá de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Conselho Tutelar – © Reprodução
Justiça
Mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar é denunciada pelo MP

MPAL denuncia mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar em Maceió