Justiça

Justiça promove curso para pretendentes à adoção em União dos Palmares

A capacitação sobre os aspectos legais, sociais e psicológicos da adoção será realizada virtualmente nos dias 6,13, 20 e 27 de abril.

Publicado: | Atualizado em 01/04/2021 21:09


A capacitação acontecerá nos dias 6, 13, 20 e 27 de abril e será realizada virtualmente — © Divulgação/TJAL
A capacitação acontecerá nos dias 6, 13, 20 e 27 de abril e será realizada virtualmente — © Divulgação/TJAL

A Comarca de União dos Palmares, por meio do Núcleo Regional Multidisciplinar (NRM), promoverá um curso de habilitação para pretendentes à adoção. A capacitação – gratuita – acontecerá nos dias 6, 13, 20 e 27 de abril e será realizada virtualmente, na plataforma Zoom, das 18h às 21h.

O curso é uma etapa obrigatória a ser cumprida por aqueles que desejam adotar uma criança ou um adolescente, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para ingresso no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), e abordará os aspectos legais, sociais e psicológicos da adoção.

A juíza Emanuela Porangaba, da Vara do Único Ofício de Murici, abordará os preconceitos e mitos que envolvem a adoção e a importância do estágio de convivência para a construção dos vínculos familiares. Já o promotor de Justiça, Lucas Carneiro, falará sobre as implicações do poder familiar e sobre as modalidades de colocação familiar.

Os integrantes do NRM, composto por psicólogas, assistentes sociais e pedagoga, trarão temas como: Direito da Criança e do adolescente e a importância da proteção integral; Procedimentos de Habilitação e Adoção, Sistema Nacional de Adoção (SNA) – com apresentação chefe de secretaria da 1° Vara da Infância e Juventude de União dos Palmares, Francionne Maria Sampaio Oliveira; Perfil da criança desejada X crianças em condições de serem adotadas e o filho idealizado e o filho real.

As profissionais também apresentarão debates sobre peculiaridades das adoções de crianças maiores, adolescentes, grupos de irmãos ou PcD; Implicações psicológicas e sociais da devolução de criança ou adolescente anterior ou posterior à adoção; Métodos de modelagem de crianças e adolescentes (técnicas educativas); e Desenvolvimento infantil.

O formulário para preenchimento da frequência será disponibilizado ao final de cada aula. O participante só receberá o certificado se obter frequência de 100% da carga horária.

*com informações do TJAL

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Marcos Silva e Angela Vanessa e Gilberto Gonçalves- @BR104
Justiça
GAESF vai investigar prefeituras por fraude em contratos sem licitação; veja quais

A denúncia também levanta suspeitas de sonegação fiscal, omissão de informação tributária obrigatória e lavagem de dinheiro, demandando uma investigação por parte do GAESF.


Usina Laginha - @BR104
Justiça
Desembargador pede que PF investigue 28 advogados da Laginha por enriquecimento ilícito

Os advogados são acusados de enriquecimento ilícito e residem atualmente em apartamentos de luxo na orla da capital alagoana.


Habilitação - @Reprodução
Justiça
Justiça condena Detran a indenizar motorista que teve CNH bloqueada por 21 meses

O caso começou em abril de 2022, quando o motorista solicitou a renovação de sua habilitação.


Alexandre de Moraes e Almir Belo - @Reprodução
Justiça
Moraes pauta julgamento que pode cassar Almir Belo e mais dois vereadores

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, que acontecerá de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Conselho Tutelar – © Reprodução
Justiça
Mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar é denunciada pelo MP

MPAL denuncia mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar em Maceió