Política

Vereador quer isenção de IPTU e taxa de feirantes em União dos Palmares

As ações têm como objetivo reduzir os impactos econômicos da pandemia da Covid-19 no município.

Publicado: | Atualizado em 30/03/2021 10:43


Dois projetos de autoria do vereador Ricardo Praxedes (PTB), que deverão ser apresentados na sessão da Câmara desta segunda-feira (29/03), tratam sobre a isenção de tributos, em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, durante a pandemia da Covid-19.

O objetivo é evitar mais prejuízos aos empresários, que tiveram perdas nos lucros, por causa do decreto estadual que, entre outras medidas, determinou o fechamento do comércios aos sábados, domingos e segundas-feiras, além de alterar o horário de funcionamento da lojas.

Entre os projetos que devem ser analisados hoje, está um que pede a isenção e remissão da Taxa de Licença para Estabelecimento (TLE), que entre outros benefícios, isenta a concessão inicial de Alvará de Licença para Estabelecimento e de Alvará de Autorização Especial.

“O benefício constituirá um relevante estímulo para que os empreendedores retomem seus negócios e para que novos empreendedores se apresentem”, destaca Ricardo.

Outra medida contida no projeto é a isenção e remissão dos tributos de Autorização de Publicidade (TAP) e de Uso de Área Pública (TUAP), e contempla comerciantes ambulantes em quaisquer logradouros públicos, mercados e praças, bem como os feirantes de feiras livres.

O parlamentar pede ainda, por meio do instituto tributário da remissão, para desonerar, em certos casos, os mesmos estabelecimentos e empreendedores, das taxas TAP e a TUAP – extinguindo eventuais débitos tributários no exercício de 2020, extremamente impactado pela pandemia.

A segunda proposta, de nº 01/2021, dispõe sobre a isenção do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo do exercício de 2020 até quando durar a pandemia mundial da Covid 19, nos termos que especifica e dá outras providências.

“Como é notório, o ano de 2020 e postergado ao ano de 2021 está marcado pela situação de emergência na área da saúde, que afetou diretamente as esferas econômicas e sociais de nosso país e também de nossa cidade, em razão dos períodos de “quarentena” estabelecidos pelo Poder Público, com a consequente suspensão de atividades de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviço”, pontuou.

“O impacto de tudo isso trouxe grande diminuição na renda da população, o que acarretou, por via de consequência, a inadimplência de vários débitos dos municípios, dentre eles os tributos e outras exações devidas ao Município”, justificou o vereador.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereador Nenel Luiz - @BR104
Messias
Entenda por que Nenel não será candidato a prefeito de Messias

Gilberto Gonçalves tem dito que não poupará esforços para fazer seu filho prefeito no município que atualmente é comandado por Marcos Silva.


Francelino Amaro em frente ao SAAE - @BR104
Política
“Venda” do SAAE domina o debate político em União dos Palmares; “Cadê o dinheiro?”

A "venda" do SAAE rendeu mais de R$ 50 milhões para o município de União dos Palmares


Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.