Internacional

OMS fala em “mal-entendido” sobre assintomáticos não transmitir coronavírus

O presidente havia criticado a OMS por, segundo ele, milhões terem ficado trancados em casa por conta da pandemia do coronavírus

Publicado: | Atualizado em 10/06/2020 10:57


Infectologista Maria Van Kerkhove – responsável técnica pelo time de combate à covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Infectologista Maria Van Kerkhove – responsável técnica pelo time de combate à covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Uma nova declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) a respeito da transmissão do novo coronavírus através de pessoas assintomáticas, confrontou uma publicação compartilhada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro (Sem partido), no dia 8 de junho em seu Twitter.

Bolsonaro havia compartilhado uma notícia baseada na declaração da infectologista Maria Van Kerkhove – responsável técnica pelo time de combate à covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), que havia dito que a transmissão de Covid-19 por assintomáticos é “muito rara”.

Em novo pronunciamento, Kerkhove  disse que houve um mal entendido.

– Acho que é um mal-entendido afirmar que uma transmissão assintomática globalmente é muito rara, sendo que eu estava me referindo a um subconjunto de estudos. Também me referi a alguns dados que ainda não foram publicados, e essas são as informações que recebemos de nossos Estados-Membros. – explicou

Leia também:

Rússia anuncia medicamento que pode ser a cura para o novo coronavírus

O que é o Afivavir, medicamento que a Rússia acredita ser a cura para o coronavírus

Ela voltou a falar do modo de transmissão já conhecido.

– A maioria das transmissões que conhecemos ocorre por pessoas com sintomas que transmitem o vírus por meio de gotículas infectadas. Mas há um subconjunto de pessoas que não desenvolvem sintomas, – afirmou.

Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS

Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS

Bolsonaro e a OMS

Em seu Twitter, o presidente Bolsonaro usou a situação para justificar sua critica ao isolamento social como forma de combater a Covid-19. Ao publicar a notícia de que a OMS havia, segundo o site “Jornal da Cidade Online” admitido que assintomáticos não transmitem, ele escreveu o seguinte texto;

– Após pedirem desculpas pela Hidroxicloroquina, agora a OMS conclui que pacientes assintomáticos (a grande maioria) não têm potencial de infectar outras pessoas. Milhões ficaram trancados em casa, perderam seus empregos e afetaram negativamente a Economia.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Javier Milei - @Reprodução
Internacional
Javier Milei é eleito presidente da Argentina

Com a eleição de Milei, a Argentina se prepara para uma nova era de liderança liberal


Vídeos nas redes sociais mostram pessoas que estavam em festival de música eletrônica fugindo de ataque do Hamas pelo deserto de Israel
Internacional
Após ataque do grupo terrorista Hamas, Israel encontra 260 corpos de jovens em local de rave

De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, três brasileiros estão desaparecidos


Submarino - @reprodução
Internacional
Tragédia no submarino Titan: Mortes confirmadas após perda de pressão da cabine

O submersível iniciou sua descida na manhã de domingo, mas perdeu contato com a tripulação do Polar Prince, o navio de apoio que transportou o submersível até o local, 1 hora e 45 minutos após a descida, segundo as autoridades.