Política

STF determina permanência de Lula em presídio de Curitiba

No final da tarde dessa quarta-feira (7), o presidente da Corte, Dias Toffoli, atendeu ao pedido da defesa do ex-presidente

Publicado:


STF suspende transferência de Lula para presídio em São Paulo — © Internet
STF suspende transferência de Lula para presídio em São Paulo — © Internet

Política — A juíza federal da 12ª Vara Federal de Curitiba, Carolina Lebbos, determinou na manhã dessa quarta-feira (7), a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava na carceragem da Polícia Federal, na capital paranaense.

A decisão da juíza não prevê necessariamente que o ex-presidente ficasse detido em uma sala de Estado Maior. A decisão foi tomada após a PF alegar que a permanência de Lula nas dependências gerava “transtorno às funções do órgão”.

+ Decisão judicial pode afastar novamente prefeito de Rio Largo

Um dos trechos da decisão de Lebbos diz quê:

Verifica-se, ademais, que as disposições legais invocadas contemplam hipóteses de prisão especial, e não necessariamente de recolhimento em Sala de Estado Maior. A cela especial poderá consistir em alojamento coletivo, atendidos os requisitos de salubridade do ambiente, pela concorrência dos fatores de aeração, insolação e condicionamento térmico adequados à existência humana.

Na ocasião, o juiz corregedor Paulo Eduardo de Almeida Sorci determinou a ida do petista para a Penitenciária II de Tremembé, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. No local, não há qualquer tipo de tratamento ou cela especial, o que colocaria o ex-presidente em uma cela comum e junto com outros presos.

+ Prêmio “Congresso em Foco 2019” destaca parlamentares atuante

No entanto, a defesa de Lula recorreu a decisão e pediu que o ex-presidente seja mantido em “regime diferenciado” por conta das prerrogativas do cargo importante no país que ele já ocupou. Além disso, a defesa também recorre ao STF para que Lula seja solto, e caso seja mantido a decisão que ele fique em uma sala de Estado Maior.

O pedido foi encaminhado para o ministro Gilmar Mendes, e acatado pelo presidente da Corte Dias Toffoli. No período da tarde dessa quarta-feira (7) o STF chegou a suspender a transferência de Lula para São Paulo.

 


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereador Nenel Luiz - @BR104
Messias
Entenda por que Nenel não será candidato a prefeito de Messias

Gilberto Gonçalves tem dito que não poupará esforços para fazer seu filho prefeito no município que atualmente é comandado por Marcos Silva.


Francelino Amaro em frente ao SAAE - @BR104
Política
“Venda” do SAAE domina o debate político em União dos Palmares; “Cadê o dinheiro?”

A "venda" do SAAE rendeu mais de R$ 50 milhões para o município de União dos Palmares


Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.