Justiça

Concurso de Rio Largo é cancelado parcialmente pela 2ª vez

O pedido de suspensão se deu em razão da não reserva de vagas para pessoas com deficiência em alguns dos cargos ofertados

Publicado:


Concurso de Rio Largo é cancelado parcialmente pela 2ª — © Reprodução
Concurso de Rio Largo é cancelado parcialmente pela 2ª — © Reprodução

Justiça — Após a ação civil pública ajuizada no último dia 1º pela 4.ª Promotoria de Justiça de Rio Largo, o Poder Judiciário suspendeu parcialmente e em caráter liminar a realização de provas do concurso da Prefeitura de Rio Largo. O pedido de suspensão se deu em razão da não reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) em alguns dos cargos ofertados no edital 01/2019.

A ação foi proposta depois que a promotora de justiça Cíntia Calumby da Silva Coutinho, no último dia 23 de julho, recepcionou candidatos com deficiência visual, que noticiaram que, no edital do concurso da Prefeitura de Rio Largo, não fora prevista a reserva de vaga para PCD para todos os cargos ofertados.

+ Justiça mantém data do concurso público de Rio Largo

Ao analisar o referido edital, verificando que efetivamente para alguns cargos o cálculo da reserva de vagas foi formulado contrariando os dispositivos legais, Cintia Calumby decidiu ajuizar a ação civil pública, com pedido de liminar, para que houvesse a suspensão do concurso e, na sequência, a reabertura de vagas para os cargos com a correta quantidade de vagas de reserva para PCD.

Além disso, um grupo de pessoas questionaram pontos no edital do concurso para o cargo de agente de trânsito. Na ação, estava presenta questionamentos no testes de aptidão física (TAF) para o cargo em questão.

Os argumentos do MP/AL

“A despeito de estabelecer o edital reserva de vagas de PCD para alguns cargos, ao calcular o percentual mínimo de 5% previsto em lei, a comissão organizadora do concurso, o fez ‘arredondando’ o percentual de fração inferior a uma vaga para o número inteiro subsequente apenas quando o número de vagas ofertadas para o cargo era de no mínimo 10”, diz um texto da petição.

Nos demais cargos, em sendo o número de vagas oferecidas inferior a 10 (aqueles entre 5 e 8 vagas), não foi feita reserva para PCD e, ao ser oficiada, esclareceu a empresa organizadora do concurso, ter decidido, de comum acordo com a Prefeitura, que nas hipóteses em que a fração mínima fosse inferior a 0,5%, não haveria a reserva de vaga para pessoa com deficiência, raciocínio aplicado aos cargos com previsão de 5 a 8 vagas, em que o percentual mínimo ficou em 0.25% e 0,4%”, continuou a promotora em sua argumentação.

+ Vereador de Rio Largo é afastado do cargo por improbidade administrativa

Tal entendimento, no entanto, viola dispositivos legais e dificulta o acesso de pessoas com deficiência a cargos públicos em afronta ao artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal.

Acatando o pleito ministerial, nos autos da ação 0800097-16.2019.8.02.0051, o Juízo de Rio Largo concedeu a liminar e suspendeu o concurso para os cargos de psicólogo, professor de Educação Física, agente de combate a endemias, professor de Matemática, Ciências, Artes e e Língua Portuguesa.

Para tais cargos, já foi republicado edital retificado com a reabertura de inscrições no período compreendido entre os dias 7 de agosto e 3 de setembro, com a realização de provas previstas para o dia ‪15 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico ‬. Para os demais cargos, as provas estão mantidas para amanhã, 4‪ de agosto.

*com informações do MPE/AL

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Marcos Silva e Angela Vanessa e Gilberto Gonçalves- @BR104
Justiça
GAESF vai investigar prefeituras por fraude em contratos sem licitação; veja quais

A denúncia também levanta suspeitas de sonegação fiscal, omissão de informação tributária obrigatória e lavagem de dinheiro, demandando uma investigação por parte do GAESF.


Usina Laginha - @BR104
Justiça
Desembargador pede que PF investigue 28 advogados da Laginha por enriquecimento ilícito

Os advogados são acusados de enriquecimento ilícito e residem atualmente em apartamentos de luxo na orla da capital alagoana.


Habilitação - @Reprodução
Justiça
Justiça condena Detran a indenizar motorista que teve CNH bloqueada por 21 meses

O caso começou em abril de 2022, quando o motorista solicitou a renovação de sua habilitação.


Alexandre de Moraes e Almir Belo - @Reprodução
Justiça
Moraes pauta julgamento que pode cassar Almir Belo e mais dois vereadores

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, que acontecerá de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Conselho Tutelar – © Reprodução
Justiça
Mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar é denunciada pelo MP

MPAL denuncia mulher acusada de agredir criança e conselheira tutelar em Maceió