Política

Senado aprova fim do sigilo bancário em operações com dinheiro público

O PL determina que os instrumentos contratuais e eventuais aditivos das operações sejam divulgados em página específica da instituição na internet

Publicado: | Atualizado em 28/07/2019 21:24


O projeto determina que os instrumentos contratuais e eventuais aditivos das operações sejam divulgados em página específica da instituição na internet — © Internet
O projeto determina que os instrumentos contratuais e eventuais aditivos das operações sejam divulgados em página específica da instituição na internet — © Internet

Política — O Senado aprovou, nesta quarta-feira (12), o Projeto de Lei (PL) que remove o sigilo bancário das operações de empréstimo realizadas com recursos provenientes do orçamento público. Também não serão mais protegidas pelo sigilo, em caso de operações policiais, as contas bancárias que tenham sido usadas para a movimentação de dinheiro público.

A proposição modifica a lei do sigilo bancário (Lei Complementar 105, de 2001). Na sua versão original, ela se referia apenas a empréstimos de bancos públicos para outros países ou que contassem com garantia, direta ou indireta, de nações estrangeiras. O PLS 26/2014, do senador Alvaro Dias (Podemos-PR), segue agora para a Câmara dos Deputados.

Uma emenda do ex-senador Flexa Ribeiro (PA) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), estendeu a medida para quaisquer operações feitas por bancos públicos que usarem, total ou parcialmente, recursos provenientes do Orçamento público.

+ Órgãos recomendam que prefeituras evitem gastos com festejos juninos

Outro dispositivo determina que bancos privados também sejam alcançados pela retirada do sigilo quando efetuarem operações de empréstimo com dinheiro público. Dessa forma, fica estabelecido o fim do sigilo para as contas que movimentarem dinheiro público.

Além disso, o projeto determina que os instrumentos contratuais e eventuais aditivos das referidas operações sejam divulgados em página específica da instituição na internet. Originalmente, previa-se também a divulgação em jornal impresso de grande circulação, mas essa regra foi removida.

*com informações da Agência Senado

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Lula e Paulo Dantas - @Reprodução
Política
Lula desembarca em Alagoas nesta quinta com R$ 500 milhões em investimentos

O governador Paulo Dantas destacou a importância do investimento para a região, especialmente em termos de empregabilidade e infraestrutura hídrica.


Sandro Jorge, Almir Belo e Jailson Vicente - @Reprodução
Política
Cassados pelo TSE: Entenda por que Sandro, Almir e Jailson continuam no cargo

Para ocupar as vagas deixadas por Almir, Sandro e Jailson, os vereadores Val do Calçamento, Rafael Pedroza e Dona Miriam deverão ser empossados.


Dr. Allan Belarmino - @Reprodução
Política
Allan Berlarmino não cumpre acordos e azeda relação com a Câmara

O acordo contemplava a concessão de cargos comissionados para alguns membros da Câmara


Jair Bolsonaro internado- @Reprodução
Política
Bolsonaro é internado às pressas com infecção de pele

Ex-presidente Jair Bolsonaro internado em Manaus devido a uma infecção de pele. Confira detalhes sobre seu estado de saúde e tratamento


Vereador Nenel Luiz - @BR104
Messias
Entenda por que Nenel não será candidato a prefeito de Messias

Gilberto Gonçalves tem dito que não poupará esforços para fazer seu filho prefeito no município que atualmente é comandado por Marcos Silva.