Política

Ministro do GSI diz que arma ‘é direito do cidadão, como uma geladeira’

Ministro do Gabinete de Segurança Institucional defendeu decreto presidencial que flexibilizou as regras sobre o uso de armas de fogo e munição

Publicado: | Atualizado em 23/05/2019 14:54


Ministro do Gabinete de Segurança Institucional defendeu decreto presidencial que flexibilizou as regras sobre o uso de armas de fogo e munição — © Reprodução
Ministro do Gabinete de Segurança Institucional defendeu decreto presidencial que flexibilizou as regras sobre o uso de armas de fogo e munição — © Reprodução

Política — Durante entrevista à Globo News, nessa quarta-feira (22), o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, defendeu o decreto do presidente Jair Bolsonaro que flexibilizou as regras sobre o uso de armas de fogo e munição. Na conversa, ele comparou a posse de armas à de eletrodomésticos.

“É um direito do cidadão como qualquer outro, como uma geladeira, como uma televisão, como um aparelho de som. É de acordo com a sua possibilidade, mas todo cidadão passa a ter o direito de ter uma arma”, disse Heleno.

Em vigor desde o início do mês, o novo decreto das armas assinado pelo presidenciável, permite que cidadãos comuns tenham em casa um fuzil. No documento, se aumenta em até quatro vezes o valor do poder de fogo de armas que podem ser adquiridas pelos civis.

O decreto também ampliou para um conjunto de 20 categorias profissionais que não precisarão comprovar “efetiva necessidade” para justificar a solicitação para o porte junto à Polícia Federal. O porte foi ampliado para todas as armas de uso permitido.

Ainda durante a entrevista, o ministro afirmou não ter dúvidas de que o presidente valoriza os parlamentares e destacou ainda a “sensibilidade” de Bolsonaro de que o grande problema do país “é a nossa classe política”

[…] é normal que ele use esse argumento. Então quando ele usa esse morde e assopra está dentro das características dele. E ele sabe a hora que vai morder, a hora que vai assoprar”, afirmou o ministro. 

+ Bolsonaro diz que manifestantes contra cortes são “idiotas úteis e imbecis”

Após diversas críticas e ações judiciais contrárias ao decreto, o governo decidiu alterar o texto para diminuir o alcance de algumas medidas. Entre outros pontos, o novo decreto proíbe o cidadão comum de ter porte de “armas portáteis”, como fuzis, mas diz que o Exército ainda vai publicar, em até 60 dias, a lista completa de armas que serão adquiridas ou proibidas.

Quem é Heleno?

Augusto Heleno Ribeiro Pereira, nasceu em Curitiba, no 29 de outubro de 1947, é um general-de-exército da reserva do Exército Brasileiro. Filho de Ari de Oliveira Pereira e Edina Ribeiro Pereira, é casado com Sônia Pereira. Foi comandante militar da Amazônia e Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia. Tem posições claramente críticas com relação às políticas oficiais, particularmente no que se refere à atitude da comunidade internacional com relação ao Haiti e à política indigenista do governo brasileiro.

Atualmente é o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, no governo Jair Bolsonaro.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Lula e Paulo Dantas - @Reprodução
Política
Lula desembarca em Alagoas nesta quinta com R$ 500 milhões em investimentos

O governador Paulo Dantas destacou a importância do investimento para a região, especialmente em termos de empregabilidade e infraestrutura hídrica.


Sandro Jorge, Almir Belo e Jailson Vicente - @Reprodução
Política
Cassados pelo TSE: Entenda por que Sandro, Almir e Jailson continuam no cargo

Para ocupar as vagas deixadas por Almir, Sandro e Jailson, os vereadores Val do Calçamento, Rafael Pedroza e Dona Miriam deverão ser empossados.


Dr. Allan Belarmino - @Reprodução
Política
Allan Berlarmino não cumpre acordos e azeda relação com a Câmara

O acordo contemplava a concessão de cargos comissionados para alguns membros da Câmara


Jair Bolsonaro internado- @Reprodução
Política
Bolsonaro é internado às pressas com infecção de pele

Ex-presidente Jair Bolsonaro internado em Manaus devido a uma infecção de pele. Confira detalhes sobre seu estado de saúde e tratamento


Vereador Nenel Luiz - @BR104
Messias
Entenda por que Nenel não será candidato a prefeito de Messias

Gilberto Gonçalves tem dito que não poupará esforços para fazer seu filho prefeito no município que atualmente é comandado por Marcos Silva.