Cultura

Homenagem a Mestra Irineia marca a 8ª edição do Festival Carambola

A ceramista de Muquém é o grande nome da programação cultural em Maceió.

Atualizado 1 ano atrás
Festival Carambola - @Reprodução
Festival Carambola - @Reprodução

A cultura alagoana será novamente exaltada na oitava edição do Festival Carambola, que acontece no dia 15 de novembro de 2024, em Maceió. Este ano, o evento prestará uma homenagem especial à Mestra Irineia, uma das mais renomadas ceramistas do Brasil e Patrimônio Vivo de Alagoas, destacando sua obra e legado cultural.

Mestra Irineia, que reside na comunidade quilombola de Muquém, em União dos Palmares, tem sua arte reconhecida internacionalmente. As cerâmicas que ela cria, com suas formas e cores únicas, são um testemunho vivo das tradições culturais afro-brasileiras. A escolha de Irineia como a homenageada do festival não é apenas um reconhecimento de sua contribuição para a cultura alagoana, mas também um esforço para ampliar ainda mais o alcance de sua obra no Brasil e no exterior.

Didi Magalhães, sócia-diretora e diretora de arte do Festival Carambola, explicou a importância de celebrar uma artista que ainda está viva e ativa em sua produção. “Escolhemos a Mestra Irineia movidos pelo desejo de homenagear uma mulher em vida. A obra dela já se expandiu para o mundo todo. E também temos uma escultura dela na orla de Maceió. Com o festival, nossa expectativa é que o nome e a estética das cerâmicas da Mestra se propaguem ainda mais pelo Brasil. Temos muito orgulho dela e foi uma felicidade incrível ela ter topado nosso convite”, afirmou Didi.

Além da homenagem, o festival traz uma programação diversificada, com atrações nacionais e internacionais, como Liniker, Bandalos Chinos (Argentina), Cavalo de Pau, Coletivo AfroCaeté com Chau do Pife, Flora, Juliana Linhares e Fernanda Guimarães. A escolha das atrações reflete o compromisso do festival com a diversidade musical e a representatividade cultural.