Cultura

Mestra Irinéia é homenageada com a Comenda Lêdo Ivo

Natural de União dos Palmares, ela carrega em sua arte a rica tradição do povoado quilombola Muquém, onde nasceu e reside até hoje

Publicado: | Atualizado em 31/08/2023 09:47


Dona Irineia sendo homenageada
Dona Irineia sendo homenageada

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL) homenageou, na última segunda-feira, 28, às artistas; Mestra Vânia, Mestra Irinéia e Dona Morena Teixeira, com a Comenda Lêdo Ivo, reconhecendo suas significativas contribuições à cultura do estado. A honraria, proposta pela deputada Fátima Canuto (MDB) e aprovada por unanimidade, é destinada a personalidades que se destacam no âmbito artístico e cultural. “Estas mulheres, com suas trajetórias inspiradoras, são, sem dúvida, merecedoras desta distinção”, afirmou a deputada.

Uma das homenageadas, Irinéia Rosa Nunes da Silva, mais conhecida como Mestra Irinéia, é um expoente da cerâmica popular brasileira. Natural de União dos Palmares, ela carrega em sua arte a rica tradição do povoado quilombola Muquém, onde nasceu e reside até hoje. Reconhecida como Mestra artesã do Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2005, Mestra Irinéia começou auxiliando sua mãe na confecção de panelas de barro. Ao longo do tempo, sua arte evoluiu para criações simbólicas que refletem a história e resistência dos moradores da sua comunidade e do histórico Quilombo dos Palmares.

Ao detalhar a trajetória de cada uma das homenageadas, a deputada Fátima Canuto destacou a maestria de Mestra Vânia em fibra e papietagem, bem como a importância de Dona Morena Teixeira, a centenária bonequeira da Ilha do Ferro e contadora de histórias.

Visivelmente emocionada, Mestra Irinéia agradeceu a homenagem: “Este reconhecimento valoriza todo o meu esforço e dedicação. A arte transformou minha vida, e sou grata à deputada Fátima Canuto por esse gesto de reconhecimento ao nosso trabalho”.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Serra da Barriga - @Reprodução
Cultura
Serra da Barriga pode se tornar o único local de celebração oficial do Dia da Consciência Negra

O projeto tem sido dialogado entre o Governo de Alagoas e a Fundação Cultural Palmares.


O ator Samuel de Assis representou Rás Gonguila no desfile | © Reprodução
Cultura
Beija-Flor desfila na Sapucaí com o enredo ‘Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila’

A cidade de Maceió foi homenageada por meio do personagem Rás Gonguila, um filho de escravizados, que acreditava ser descendente da realeza etíope.



Os Três Reis Magos
Cultura
Dia de Reis: entenda o significado do dia que marca o fim das festividades natalinas

Em nosso país, após o Dia de Reis, os cristãos costumam desmontar a árvore de Natal e retirar as decorações natalinas.