União dos Palmares

União dos Palmares desobriga uso de máscaras em locais abertos e fechados

Há 54 dias consecutivos, não há registros de novos casos da doença no município.

Publicado: | Atualizado em 29/04/2022 11:05


Há 54 dias consecutivos, não há registros de novos casos da doença em União dos Palmares | © Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Há 54 dias consecutivos, não há registros de novos casos da doença em União dos Palmares | © Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O uso de máscaras de proteção em ambientes abertos e fechados não será mais obrigatório em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, a partir desta sexta-feira (29/4). A medida, anunciada pelo prefeito Areski Freitas (MDB), foi possível por conta do controle da pandemia da Covid-19 na cidade e no estado.

Há 54 dias consecutivos, não há registros de novos casos da doença no município. O documento também determina o retorno dos servidores que estavam atuando em home office, exceto os com mais de 60 anos, e/ou que sejam detentores de doença crônica que implica em maior risco de morbimortalidade relacionada à Covid, mediante comprovação da enfermidade.

Por sua vez, “os órgãos públicos estaduais e federais, bem como os locais e serviços de competência para regulamentar do Poder Executivo Estadual e Federal, transporte interestadual, seguirão a regulamentação do Poder Executivo da respectiva esfera”.

Em Alagoas, o uso da máscara em ambientes externos é facultativo desde o dia 15 de março de 2022. A decisão foi anunciada pelo então governador Renan Filho (MDB), que deixou a decisão da obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção a cargo de cada prefeitura, levando em conta a situação epidemiológica da sua cidade.

Fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional

No dia 22 de abril deste ano, o Ministério da Saúde publicou a portaria decretando o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) por conta da pandemia da Covid-19. A Espin foi decretada em fevereiro de 2020, antes mesmo de ser confirmado o primeiro caso da doença no Brasil.

A decisão do titular da pasta, ministro Marcelo Queiroga, chegou a ser questionada por secretários estaduais e municipais de Saúde, que pediram um prazo de 90 dias para o período de transição. No entanto, o ministro da Saúde afirmou que considera 30 dias um prazo aceitável para a mudança.

Sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, o ministro ressaltou que “a portaria só tem a prerrogativa de encerrar a Espin, o que decorre daí as vezes depende de decretos de estados, municípios”, e que a expectativa dele é “que se acabe essas exigências”.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Delegacia Regional de União dos Palmares - @BR104
Policial
PC prende homem por estupro de vulnerável em União dos Palmares

O mandado de prisão foi cumprido pela equipe da Delegacia Regional de União dos Palmares, a pedido da Vara Criminal local.


Batalhão do 2 BPM - @BR104
Policial
Troca de comando: Coronel Nilton Rocha deixa o 2° BPM

O Tenente Coronel Evandro Guimarães Bezerra, anteriormente no comando do 3º BPM em Arapiraca, assumirá o comando do 2º BPM em União dos Palmares


Buraco formado na estrada que dá acesso à Santa Fé
União dos Palmares
Moradores reclamam de “buraco” no Newton Pereira

Eles se encontram preocupados com o foco da dengue, uma vez que tem chovido bastante nos últimos dias e a água nos buracos tem ficado parada por muito tempo.


Ana Claudia e Ewelli - @Reprodução
Política
Acusadas de fraudar a cota de gênero em União não receberam o próprio voto

O caso segue em julgamento no TSE e até o momento ja recebeu 3 votos favoráveis a condenação.