publicidade
publicidade
União dos Palmares

União dos Palmares desobriga uso de máscaras em locais abertos e fechados

Há 54 dias consecutivos, não há registros de novos casos da doença no município.

Publicado: | Atualizado em 29/04/2022 11:05


publicidade
publicidade
publicidade
Há 54 dias consecutivos, não há registros de novos casos da doença em União dos Palmares | © Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Há 54 dias consecutivos, não há registros de novos casos da doença em União dos Palmares | © Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O uso de máscaras de proteção em ambientes abertos e fechados não será mais obrigatório em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, a partir desta sexta-feira (29/4). A medida, anunciada pelo prefeito Areski Freitas (MDB), foi possível por conta do controle da pandemia da Covid-19 na cidade e no estado.

Há 54 dias consecutivos, não há registros de novos casos da doença no município. O documento também determina o retorno dos servidores que estavam atuando em home office, exceto os com mais de 60 anos, e/ou que sejam detentores de doença crônica que implica em maior risco de morbimortalidade relacionada à Covid, mediante comprovação da enfermidade.

Por sua vez, “os órgãos públicos estaduais e federais, bem como os locais e serviços de competência para regulamentar do Poder Executivo Estadual e Federal, transporte interestadual, seguirão a regulamentação do Poder Executivo da respectiva esfera”.

Em Alagoas, o uso da máscara em ambientes externos é facultativo desde o dia 15 de março de 2022. A decisão foi anunciada pelo então governador Renan Filho (MDB), que deixou a decisão da obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção a cargo de cada prefeitura, levando em conta a situação epidemiológica da sua cidade.

Fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional

No dia 22 de abril deste ano, o Ministério da Saúde publicou a portaria decretando o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) por conta da pandemia da Covid-19. A Espin foi decretada em fevereiro de 2020, antes mesmo de ser confirmado o primeiro caso da doença no Brasil.

A decisão do titular da pasta, ministro Marcelo Queiroga, chegou a ser questionada por secretários estaduais e municipais de Saúde, que pediram um prazo de 90 dias para o período de transição. No entanto, o ministro da Saúde afirmou que considera 30 dias um prazo aceitável para a mudança.

Sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, o ministro ressaltou que “a portaria só tem a prerrogativa de encerrar a Espin, o que decorre daí as vezes depende de decretos de estados, municípios”, e que a expectativa dele é “que se acabe essas exigências”.

publicidade
veja também

Câmara de Vereadores de União dos Palmares — © BR104
União dos Palmares
Vereadores aprovam reajuste de 10,06% para professores de União

Os professores palmarinos já haviam se manifestado contra os 10,06% uma vez que o Governo Federal já havia aprovado o reajuste em 33,24%.


Estruturas sendo montada na Avenida Monsenhor Clóvis, em União dos Palmares | © Johny Lucena
União dos Palmares
32ª FEMIL: Evento retorna na quinta (23) com atrações locais e nacionais

O evento passa a ser realizado na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte, no Centro da cidade.


Bruno Lopes improvisa valeta | © Reprodução
União dos Palmares
Bruno Lopes improvisa valeta para conter alagamento na rua da “ponte nova”

Após a finalização das obras de pavimentação na rua Amélia Mendonça, os moradores vinham se queixando de prejuízos causados com alagamentos.


Homem foragido por homicídio é preso em União dos Palmares | © Cortesia
União dos Palmares
Homem foragido por homicídio é preso em União dos Palmares

o homem era conhecido como "Neguinho do Multirão", e estava envolvido no homicídio de um rapaz identificado Wellington da Silva Santos.


Unidão Globo | © BR104
União dos Palmares
Açude estoura por trás do Unidão Globo, em União dos Palmares

O açude estourou e as águas tomaram conta do local rapidamente, invadindo até um trecho da rodovia BR-104.


publicidade