União dos Palmares adquiriu ambulância e HSVP vai ganhar respirador

A ambulância já está em Maceió e deve estar sendo encaminhada para o município já nos próximos dias.

Secretária de saúde, Geany Vergetti - @BR104

Secretária de saúde, Geany Vergetti - @BR104

Na manhã dessa sexta-feira (22), durante a tradicional live da Secretaria de Saúde do município de União dos Palmares, a secretária Geane Vergetti anunciou a chegada de uma ambulância adquirida pela pasta com recursos oriundos do Crédito Especial aprovado pela Câmara para a criação de um programa de combate ao Covid-19.

A ambulância já está em Maceió e deve estar sendo encaminhada para o município já nos próximos dias.

Ao BR104, Geane Vergetti explicou que a ambulância servirá para atender, nesse momento, exclusivamente pacientes com quadro de Covid-19.

– Nós estávamos tendo que usar a mesma ambulância para atender pacientes com as comorbidades que sempre existiram, e pacientes com Covid-19. Por essa razão, optamos por adquirir uma ambulância que vai atender apenas pacientes com Covi-19, a partir de agora. Essa medida é de grande importância para diminuir o tempo de resposta ao atendimento desses pacientes. – Disse a secretária.

Ela explicou ainda, que essa ambulância ficará à disposição dos pacientes, no posto de saúde do conjunto Padre Donald, que se transformou na Central de Triagem de Síndromes Gripais no município.

– A ambulância estará disponível para atender aos pacientes que precisarem lá na Central de Síndromes Gripais. Ela chegou numa boa hora!. – Comemorou.

União dos Palmares vai ganhar respirador

No início dessa semana, o vereador Caju gravou um vídeo cobrando que a Secretaria de Saúde comprasse pelo menos dois respiradores, com parte dos quase R$1 milhão que foi aprovado para combate ao Covid-19 no município, e que fosse instalado no Hospital São Vicente de Paulo.

A sugestão do parlamentar foi respondida em uma nota da prefeitura, que explicou que essa também já era uma solicitação constante do município junto ao governo do Estado.

No entanto, a nota explica que o jurídico do HSVP os desencorajaram a buscar pelo equipamento, alegando que a unidade hospitalar não possui a estrutura necessária para fornecer suporte ao uso do respirador.

– Quando procurado o setor jurídico da instituição filantrópica referida, a resposta à demanda foi de que a aquisição dos equipamentos não seria suficiente para atender os pacientes com problemas respiratórios, visto que o Hospital precisa também de profissionais com especialidade no manuseio dos respiradores, médicos intensivistas, além de uma estrutura física que comporte as condições necessárias para a estadia do paciente nesses casos. Não adiantaria comprar os respiradores sem ter o que é primordial para sua utilidade.  – Conclui.

Apesar disso, a secretária de saúde contou ao BR104 na manhã dessa sexta-feira, que o secretário de estado da saúde, Alexandre Ayres, já comunicou que estará enviando um respirador ao município. Embora a data em que o equipamento será enviado não tenha sido definida, a secretária se mostrou muito animada com a notícia.

– Isso é de uma importância muito grande para nossa luta contra a Covid-19. Esse respirador vai ajudar aos pacientes que estiverem internados, com dificuldades respiratórias, ou até mesmo quando esperarem por uma vaga numa UTI e estiverem numa situação mais grave.

O equipamento será instalado no Hospital São Vicente de Paulo, numa área já reservada para pacientes de Covid-19.

– O respirador vai ficar na porta de entrada urgência e emergência da região, que é o HSVP. Ele não vai servir só para União dos Palmares, mas para toda a região. – Concluiu a secretária, se referindo a 3ª região sanitária, que engloba 11 municípios.