Prefeitura responde vereador que pediu respiradores; “Não seria suficiente”

Em nota, a prefeitura explica que já houve uma articulação para solicitar ao Estado esse equipamento, mas o HSVP teria apontado outras dificuldades

Publicado em: 21/05/20 às 11:01 | Atualizado em 21/05/2020 11:04
Por Redação


Respirador mecânico - @reprodução
Respirador mecânico - @reprodução

A prefeitura de União dos Palmares respondeu a solicitação do vereador Caju (PSDB), que essa semana gravou um vídeo pedindo que parte do recurso aprovado pela Câmara de vereadores como Crédito Especial para a criação de um programa de combate ao novo coronavírus no município, na ordem de quase R$1 milhão, fosse usado para a compra de respiradores.

O parlamentar citou o caso em que um paciente precisou ficar no Hospital São Vicente de Paulo por 48 horas, esperando por uma vaga numa UTI. Para Caju, era muito importante que esse paciente tivesse um respirador à disposição.

Em nota, a prefeitura explicou que já havia sido pensado na possibilidade de, em parceria com outros prefeitos de cidades que compõem a 3ª região sanitária, enviar um ofício ao Governo do Estado pedindo por esse equipamento.

– No início de abril houve uma comunicação entre os municípios que integram a 3º Região de Saúde para encaminharem ao Governo do Estado um ofício solicitando respiradores para o Hospital São Vicente de Paulo durante a pandemia.

Apesar do interesse na solicitação ao Estado, o próprio HSVP teria explicado que apenas “a aquisição dos equipamentos não seria suficiente “.

– Quando procurado o setor jurídico da instituição filantrópica referida, a resposta à demanda foi de que a aquisição dos equipamentos não seria suficiente para atender os pacientes com problemas respiratórios, visto que o Hospital precisa também de profissionais com especialidade no manuseio dos respiradores, médicos intensivistas, além de uma estrutura física que comporte as condições necessárias para a estadia do paciente nesses casos. Não adiantaria comprar os respiradores sem ter o que é primordial para sua utilidade.

A nota explica ainda, que foi solicitada uma avaliação no HSVP e no prédio do HGU (Hospital Geral de União), para entender se os prédios teriam estrutura para atender a 3ª região sanitária.

– Os secretários de saúde da 3º região então solicitaram a visita da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) para avaliar as condições estruturais do São Vicente e também do Hospital Geral de União. A Sesau não se pronunciou com resposta até o momento.

Leia a nota na íntegra:

No início de abril houve uma comunicação entre os municípios que integram a 3º Região de Saúde para encaminharem ao Governo do Estado um ofício solicitando respiradores para o Hospital São Vicente de Paulo durante a pandemia.

Quando procurado o setor jurídico da instituição filantrópica referida, a resposta à demanda foi de que a aquisição dos equipamentos não seria suficiente para atender os pacientes com problemas respiratórios, visto que o Hospital precisa também de profissionais com especialidade no manuseio dos respiradores, médicos intensivistas, além de uma estrutura física que comporte as condições necessárias para a estadia do paciente nesses casos. Não adiantaria comprar os respiradores sem ter o que é primordial para sua utilidade.

Depois disso, apenas três prefeitos assinaram o ofício, o que cancelou o envio deste. Os secretários de saúde da 3º região então solicitaram a visita da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) para avaliar as condições estruturais do São Vicente e também do Hospital Geral de União. A Sesau não se pronunciou com resposta até o momento.

Além disso, vale salientar que a administração de investimentos na saúde pública do município é comprometida com o Piso da Atenção Básica (PAB). O que for referente ao Teto de Média e Alta Complexidade (MAC) cabe ao Estado e à União viabilizar verbas de custeio para as ações.

Inclusive a Atenção Básica está sendo reforçada com um Centro de Tratamento voltado às Síndromes Gripais, funcionando de domingo a domingo e auxiliando para amenizar o fluxo do Hospital.

Antes de direcionar exclusivamente ao município a responsabilidade sobre os fatos, o vereador do vídeo em questão deveria aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, procurar ouvir a Prefeitura e a quem responde pelo Hospital e avaliar melhor quem precisa receber suas cobranças, pois é assim que tem chances de garantir a efetividade destas.


Homem perde controle de veículo e capota na AL-101 Sul, em Marechal Deodoro

O condutor do veículo apresentou escoriações em parte do corpo devido o acidente, ele foi encaminhado para o HGE, no bairro do Trapiche em Maceió

Há 24 minutos atrás | Johny Lucena | BR104

União dos Palmares atinge 10 óbitos e 140 casos de Covid-19

Os dois pacientes que morreram vítima do novo coronavírus em União dos Palmares, são idosos.

Há 9 horas atrás | Redação

Cibele Moura pede que governo antecipe a inauguração do Hospital Regional da Mata

A parlamentar justifica o pedido apontando dados da pandemia do Coivd-19, que em União dos Palmares, por exemplo, já matou 10 pessoas.

Há 10 horas atrás | Redação

Kil responde Caju após critica por teste de Covid-19 sem sintoma: “Besteira”

O prefeito de União dos Palmares descobriu que estava com Covid-19 após se submeter ao teste sorológico

Há 14 horas atrás | Redação

Eleições 2020: Sem certidão, Zé Alfredo insiste em pré-candidatura

Aliados políticos garantem que Zé Alfredo pretende indicar o filho ou esposa para disputa

Há 16 horas atrás | Redação

Incêndio destrói supermercado e mobiliza brigadistas do Corpo de Bombeiros em Maceió

O incêndio iniciou por volta das 21h dessa terça-feira (26), os militares ainda não sabem informa o que pode ter ocasionado as chamas de fogo no local

Há 1 dia atrás | Johny Lucena | BR104

Suspeitos são detidos após arrombar e furtar loja de roupas no Centro de Maceió

Os suspeitos foram conduzidos para a Central de Flagrantes I, no bairro do Farol, onde os procedimentos necessários foram realizados

Há 1 dia atrás | Johny Lucena | BR104

TRE/AL aprova contas de Zé Alfredo mas o deixa fora das eleições de 2020

Zé Alfredo prestou contas de campanha e regularizou sua situação eleitoral junto à justiça

Há 1 dia atrás | Redação

Proposta de Auxílio Emergencial até Dezembro com valor de R$1.045, continua na gaveta

O Projeto de Lei n° 2419 do Senador Paulo Paim (PT-RS), prevê uma prorrogação do auxílio emergencial por mais 6 meses

Há 2 dias atrás | Redação

Covid-19: Vereador critica prefeito por fazer teste sem sintoma enquanto população não é testada

O prefeito Areski Freitas comunicou que testou positivo para Covid-19, e iniciou o período de quarentena

Há 2 dias atrás | Redação