Prefeitura responde vereador que pediu respiradores; “Não seria suficiente”

Em nota, a prefeitura explica que já houve uma articulação para solicitar ao Estado esse equipamento, mas o HSVP teria apontado outras dificuldades

Publicado em: 21/05/20 às 11:01 | Atualizado em 21/05/2020 11:04
Por Redação


Respirador mecânico - @reprodução
Respirador mecânico - @reprodução

A prefeitura de União dos Palmares respondeu a solicitação do vereador Caju (PSDB), que essa semana gravou um vídeo pedindo que parte do recurso aprovado pela Câmara de vereadores como Crédito Especial para a criação de um programa de combate ao novo coronavírus no município, na ordem de quase R$1 milhão, fosse usado para a compra de respiradores.

O parlamentar citou o caso em que um paciente precisou ficar no Hospital São Vicente de Paulo por 48 horas, esperando por uma vaga numa UTI. Para Caju, era muito importante que esse paciente tivesse um respirador à disposição.

Em nota, a prefeitura explicou que já havia sido pensado na possibilidade de, em parceria com outros prefeitos de cidades que compõem a 3ª região sanitária, enviar um ofício ao Governo do Estado pedindo por esse equipamento.

– No início de abril houve uma comunicação entre os municípios que integram a 3º Região de Saúde para encaminharem ao Governo do Estado um ofício solicitando respiradores para o Hospital São Vicente de Paulo durante a pandemia.

Apesar do interesse na solicitação ao Estado, o próprio HSVP teria explicado que apenas “a aquisição dos equipamentos não seria suficiente “.

– Quando procurado o setor jurídico da instituição filantrópica referida, a resposta à demanda foi de que a aquisição dos equipamentos não seria suficiente para atender os pacientes com problemas respiratórios, visto que o Hospital precisa também de profissionais com especialidade no manuseio dos respiradores, médicos intensivistas, além de uma estrutura física que comporte as condições necessárias para a estadia do paciente nesses casos. Não adiantaria comprar os respiradores sem ter o que é primordial para sua utilidade.

A nota explica ainda, que foi solicitada uma avaliação no HSVP e no prédio do HGU (Hospital Geral de União), para entender se os prédios teriam estrutura para atender a 3ª região sanitária.

– Os secretários de saúde da 3º região então solicitaram a visita da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) para avaliar as condições estruturais do São Vicente e também do Hospital Geral de União. A Sesau não se pronunciou com resposta até o momento.

Leia a nota na íntegra:

No início de abril houve uma comunicação entre os municípios que integram a 3º Região de Saúde para encaminharem ao Governo do Estado um ofício solicitando respiradores para o Hospital São Vicente de Paulo durante a pandemia.

Quando procurado o setor jurídico da instituição filantrópica referida, a resposta à demanda foi de que a aquisição dos equipamentos não seria suficiente para atender os pacientes com problemas respiratórios, visto que o Hospital precisa também de profissionais com especialidade no manuseio dos respiradores, médicos intensivistas, além de uma estrutura física que comporte as condições necessárias para a estadia do paciente nesses casos. Não adiantaria comprar os respiradores sem ter o que é primordial para sua utilidade.

Depois disso, apenas três prefeitos assinaram o ofício, o que cancelou o envio deste. Os secretários de saúde da 3º região então solicitaram a visita da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) para avaliar as condições estruturais do São Vicente e também do Hospital Geral de União. A Sesau não se pronunciou com resposta até o momento.

Além disso, vale salientar que a administração de investimentos na saúde pública do município é comprometida com o Piso da Atenção Básica (PAB). O que for referente ao Teto de Média e Alta Complexidade (MAC) cabe ao Estado e à União viabilizar verbas de custeio para as ações.

Inclusive a Atenção Básica está sendo reforçada com um Centro de Tratamento voltado às Síndromes Gripais, funcionando de domingo a domingo e auxiliando para amenizar o fluxo do Hospital.

Antes de direcionar exclusivamente ao município a responsabilidade sobre os fatos, o vereador do vídeo em questão deveria aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, procurar ouvir a Prefeitura e a quem responde pelo Hospital e avaliar melhor quem precisa receber suas cobranças, pois é assim que tem chances de garantir a efetividade destas.


Papa Francisco classifica situação da Amazônia como perigosa, em discurso na ONU

"Eu penso na perigosa situação da Amazônia e dos povos indígenas que vivem lá", declara o papa em um trecho de seu discurso na ONU

Há 4 horas atrás | Johny Lucena | BR104

CRB enfrenta o Botafogo-SP nesta sexta-feira (25) pela 11ª rodada da Série B

Após ser eliminado pelo Juventude na Copa do Brasil, o CRB tenta se aproximar novamente do G-4 da Segundona

Há 5 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Ex-lateral do CSA, Regis terá que pagar multa por tentar invadir motel em Maceió

O caso aconteceu em fevereiro de 2019, mas a decisão foi confirmada apenas em setembro de 2020

Há 6 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Zé Alfredo defende família Praxedes e ataca Iran Menezes; “saiu escondido”

Zé Alfredo chegou a insiuar que Iran Menezes praticava rachadinha, dividindo salários entre duas ou três pessoas

Há 8 horas atrás | Redação

Uveal emite nota de repúdio após vereador agredir trabalhadores de obra, em Murici

Em nota, a entidade classifica a atitude do parlamentar como "um ato de extremo autoritarismo, violência e abuso de autoridade".

Há 8 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Em União dos Palmares, adolescente de 13 anos domina a arte da pintura em tela

Desde os 9 anos, Christian Matheus domina a ponta dos lápis e dos pincéis e, com cautela, transforma as telas brancas em belos quadros.

Há 9 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Análise: O arriscado apoio de Mano a Sebastião de Jesus

Para Adelino Angelo, o apoio de Mano a Sebastião expõe o prestígio político do ex-governador a um risco muito grande.

Há 10 horas atrás | Redação

Filhotes de cães que seriam entregues a pet shop em Alagoas são resgatados pela PRF

Os filhotes, da raça Shih-Tzu, estavam sendo transportados em condições precárias. Alguns demonstravam aparente cansaço e estavam machucados. 

Há 10 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Na Semana Nacional do Trânsito, PRF realiza mais uma ação educativa em Alagoas

Será realizado um Comando Educativo para Motocicletas na Unidade Operacional da PRF em Rio Largo

Há 10 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Pré-candidato a vereador é morto após denunciar obra em live; autor é irmão do prefeito

Durante a transmissão ao vivo, Cássio Remis foi interrompido e teve o celular tomado pelo secretário de Obras, Jorge Marra.

Há 11 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104