Surgimento de escorpiões preocupa moradores de bairro em União dos Palmares

Eles relatam que a situação é cada vez mais frequente. O escorpião amarelo, uma das espécies mais perigosas, é o que mais preocupa.

Uma moradora da região capturou em apenas algumas horas, cinco escorpiões — © Reprodução/Instagram

Uma moradora da região capturou em apenas algumas horas, cinco escorpiões — © Reprodução/Instagram

O aparecimento de escorpiões no bairro Roberto Correia de Araújo, em União dos Palmares, tem preocupado os moradores do local. Eles relatam que a situação é cada vez mais frequente. O escorpião amarelo, uma das espécies mais perigosas, é o que mais preocupa.

Há algumas horas, uma moradora – que preferiu não ser identificada – contou que achou cinco desses animais dentro de sua casa. “Alguns escorpião aparecem no quarto, na sala, nos brinquedos das crianças, muro e até saindo por trás das cerâmicas da parede”, disse.

Segundo a mulher, a quantidade de entulho nos imóveis vizinhos, o mato alto e o lixo descartado de forma inapropriada por lá, podem estar ajudando na proliferação dos animais. “Creio que muito entulho nas casas de vizinhos. Alguns quintais parecem terrenos abandonado, lixo, muito mato”, ressaltou.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau) mostram que no período de janeiro a outubro de 2020 foram registradas 7.641 ocorrências de acidentes com escorpiões em Alagoas. O número é menor do que no período de 2019, quando ocorreram 7.641 casos.

Embora se tenha registrado uma diminuição com esse tipo de acidente no estado, a Sesau alerta que os cuidados não devem ser diminuídos, uma vez que os escorpiões têm a capacidade de permanecer por longos períodos sem se alimentar e podem ficar escondidos por meses.

Sintomas

A espécie amarela é considerada a mais perigosa, pois provoca a morte do ser humano. Além disso, não existe macho desta espécie e uma única fêmea pode gerar até 20 filhotes sozinha. Em caso de acidentes, a recomendação é procurar um médico o mais rápido possível.

Entre os sintomas da picada do animal, a dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, e inflamação no local são os mais comuns. Nos casos mais graves, pode acarretar no aumento da frequência cardíaca, suores, enjoos, dificuldade para respirar, queda de pressão. Geralmente, as crianças ficam inquietas e apresentam movimentos descoordenados.

Na maioria dos casos, as picadas de escorpião podem ser tratadas em casa. As medidas importantes são aplicar gelo no local, proteger a pele com um pano limpo, tomar analgésicos comuns para alívio da dor e permanecer em repouso.

Alguns escorpiões, porém, possuem um veneno muito tóxico. Se o quadro não regredir e a pessoa (especialmente se for criança) apresentar sonolência e pressão baixa deve ser encaminhada imediatamente para o atendimento médico, levando consigo, sempre que possível, o animal que a atacou. Isso ajuda a identificar com mais rapidez o antídoto que deve ser administrado.