União dos Palmares

Surgimento de escorpiões preocupa moradores de bairro em União dos Palmares

Eles relatam que a situação é cada vez mais frequente. O escorpião amarelo, uma das espécies mais perigosas, é o que mais preocupa.

Publicado: | Atualizado em 20/04/2021 16:31


O aparecimento de escorpiões no bairro Roberto Correia de Araújo, em União dos Palmares, tem preocupado os moradores do local. Eles relatam que a situação é cada vez mais frequente. O escorpião amarelo, uma das espécies mais perigosas, é o que mais preocupa.

Há algumas horas, uma moradora – que preferiu não ser identificada – contou que achou cinco desses animais dentro de sua casa. “Alguns escorpião aparecem no quarto, na sala, nos brinquedos das crianças, muro e até saindo por trás das cerâmicas da parede”, disse.

Segundo a mulher, a quantidade de entulho nos imóveis vizinhos, o mato alto e o lixo descartado de forma inapropriada por lá, podem estar ajudando na proliferação dos animais. “Creio que muito entulho nas casas de vizinhos. Alguns quintais parecem terrenos abandonado, lixo, muito mato”, ressaltou.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau) mostram que no período de janeiro a outubro de 2020 foram registradas 7.641 ocorrências de acidentes com escorpiões em Alagoas. O número é menor do que no período de 2019, quando ocorreram 7.641 casos.

Embora se tenha registrado uma diminuição com esse tipo de acidente no estado, a Sesau alerta que os cuidados não devem ser diminuídos, uma vez que os escorpiões têm a capacidade de permanecer por longos períodos sem se alimentar e podem ficar escondidos por meses.

Sintomas

A espécie amarela é considerada a mais perigosa, pois provoca a morte do ser humano. Além disso, não existe macho desta espécie e uma única fêmea pode gerar até 20 filhotes sozinha. Em caso de acidentes, a recomendação é procurar um médico o mais rápido possível.

Entre os sintomas da picada do animal, a dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, e inflamação no local são os mais comuns. Nos casos mais graves, pode acarretar no aumento da frequência cardíaca, suores, enjoos, dificuldade para respirar, queda de pressão. Geralmente, as crianças ficam inquietas e apresentam movimentos descoordenados.

Na maioria dos casos, as picadas de escorpião podem ser tratadas em casa. As medidas importantes são aplicar gelo no local, proteger a pele com um pano limpo, tomar analgésicos comuns para alívio da dor e permanecer em repouso.

Alguns escorpiões, porém, possuem um veneno muito tóxico. Se o quadro não regredir e a pessoa (especialmente se for criança) apresentar sonolência e pressão baixa deve ser encaminhada imediatamente para o atendimento médico, levando consigo, sempre que possível, o animal que a atacou. Isso ajuda a identificar com mais rapidez o antídoto que deve ser administrado.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também


Esgoto a céu aberto na Travessa Juvenal Mendonça
União dos Palmares
Esgoto a céu aberto na travessa Juvenal Mendonça

Moradores têm passado por esse problema há muito tempo e sido cobrados pela Verde Alagoas por um serviço que não existe.


Vereador Marcos Filho e prefeito Kil | @ Divulgação
União dos Palmares
Prefeito Kil sanciona Lei de Regulamentação de Trilhas Ecológicas proposta pelo vereador Marcos Filho

Lei visa promover o uso sustentável dos recursos naturais e garantir a segurança dos praticantes nas áreas ambientais do município


Prefeito Areski Freitas falando ao microfone - @BR104
União dos Palmares
Rádio do Kil entra em fase de testes

Desde o início da semana, o sinal da emissora tem sido colocado no ar para testar o alcance e qualidade do sinal


Praça Padre Cicero — © Reprodução/Google Maps
União dos Palmares
Praça Padre Cícero; Moradores reclamam de som alto durante a madrugada

Segundo moradores, a Polícia Militar já foi acionada diversas vezes, mas não conseguem resolver o problema.