Prefeitura de União instaura processo para investigar secretarias de educação e administração

A portaria foi assinada no dia 21 de novembro, duas semanas antes de Rimelc Shirley, então secretária de educação, comunicar sua saída do cargo.

Prefeitura Municipal de União dos Palmares

O prefeito Areski Damara de Omena Freitas, assinou uma portaria que autoriza a instauração de um processo administrativo e disciplinar, para investigar possíveis irregularidades nas contratações de servidores para as secretarias de administração e educação.

A portaria foi assinada no dia 21 de novembro, duas semanas antes de Rimelc Shirley, então secretária de educação, comunicar sua saída do cargo.

As possíveis irregularidades serão investigadas por uma comissão, que terá o prazo de 60 dias, a contar da publicação da portaria.

Segundo informações, tanto a secretaria de administração, que é comandada pelo secretário Efigênio Felix, quanto a pasta da educação, que à época estava sob a responsabilidade da então secretária Rimelc Shirley, teriam realizado diversas contratações de servidores de forma irregular, o que pode acarretar para o gestor, crime de improbidade administrativa.

A comissão ainda tem 45 dias para concluir as investigações e repassar o relatório final para o gestor do município.

O BR 104 procurou a secretaria de comunicação do município, que nos orientou a procurar o DR. Alan Belarmino, Procurador Geral do Município. Esse, por sua vez, disse estar de férias em Fortaleza, e se recusou falar sobre o caso.

+ Entrevista: Rimelc Shirley fala sobre saída da SEMED; “Se precisar, eu volto!”

Rimelc comunicou a um grupo de diretores sobre a sua decisão de renunciar ao cargo

Os professores da rede municipal de ensino de União dos Palmares, foram surpreendidos na tarde dessa terça-feira (04), com o comunicado de que Rimelc Shirley, não seguirá à frente da SEMED (Secretária Municipal de Educação).

O comunicado foi feito pela própria secretária, que estava responsável pela pasta desde o início do mandato do prefeito Areski Freitas.

A informação foi confirmada pelo secretário de comunicação da prefeitura, o jornalista Leonardo Bastos, que ressaltou ainda que teria partido da própria Rimelc a iniciativa de deixar a pasta.

Para assumir o cargo, ela indicou o seu primo, Lindolfo Gomes Cabral Neto. Ele é professor e já atuou como assistente administrativo na SEMED.

A prefeitura deve emitir uma nota ainda nesta quarta (05), sobre a mudança na Secretaria de Educação.

Há exatamente um mês, a prefeitura havia confirmado mudanças importantes em algumas pastas, que acabaram culminando com a saída de Maria das Dores Cavalcante (Dorinha), da Secretaria da Cultura.

Esposo de Rimelc também deixa o cargo de secretário de finanças do município 

O secretário de finanças da prefeitura municipal de União dos Palmares, Jorge Luiz, deve deixar o cargo ainda esta semana.

Jorge é esposo da Secretária de Educação do município, Rimelc Shirley, que também deixa a pasta, comanda por ela desde o início da gestão Areski Freitas.

As primeiras informações apontam que o casal optou por se dedicar a questões familiares. A prefeitura prometeu emitir uma nota para esclarecer a saída repentina dos secretários, e informará oficialmente quem deve substituí-los.

Portal BR104 apurou que Anderson Ventura deve assumir a Secretaria de Finanças. Ele é funcionário de carreira da prefeitura e já atuou na pasta como secretário na gestão do ex-prefeito Eduardo Pedroza.

Jorge Luiz deve permanecer no cargo até o dia 10 de dezembro, por questões meramente burocráticas.