Prefeitura de União dos Palmares paga salário atrasado dos servidores aposentados

Segundo Kil, o atraso foi devido ao último repasse do Fundo de Participação dos Municípios, que veio com uma parcela zerada

Prefeitura de União dos Palmares paga salário atrasado dos servidores inativos — © Ilustração

Prefeitura de União dos Palmares paga salário atrasado dos servidores inativos — © Ilustração

União dos Palmares — A Prefeitura de União dos Palmares regularizou o salário dos servidores inativos municipais. Nessa sexta-feira (25), como prometido pelo prefeito da cidade, Areski Freitas (MDB), a administração efetuou o pagamento do mês de setembro para todos os aposentados e já consta nas contas bancárias.

Segundo Kil, o atraso foi devido ao último repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que veio com uma parcela zerada. Acrescentou que ‘sobreviveu e está sobrevivendo’ este mês com recursos vindo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço) do governo do Estado.

Os servidores relataram que estavam há cerca de três meses sem receber seus salários. Por sua vez, a prefeitura disse que essa folha estava atrasada 14 dias. “Essa folha paga dia 10, e a que estava atrasada era a folha de setembro, que teria que ter sido paga em outubro. Então, o atraso dela era de 10 de outubro pra cá”, explicou o prefeito, em entrevista à Rádio Quilombo nessa sexta.

Durante a entrevista, Kil aproveitou o espaço para se desculpar com os servidores. Ao pedir desculpas, o prefeito disse que ‘não tem governante ou prefeito que administre sem dinheiro’, fazendo referencia às dificuldades financeiras enfrentadas pelo município. “Quero pedir desculpas a todos”, disse o gestor, afirmando que ‘vai ser prioridade única o salário dos aposentados’.

+ PSDB diz que terá candidato a prefeito em União dos Palmares

Areski também explicou que há cerca de trinta dias a Procuradoria Geral do Município iniciou um trabalho de averiguação e correção dos benefícios, nos quais foram constatadas diversas irregularidades, entre elas, a de que alguns dos beneficiários estariam recebendo pelo município e pelo INSS. Afirmou, também, ‘que tudo já foi levantado’.

“É uma situação delicada, que não é só a questão do pagamento. Este é o mais importante, até porque são pessoas que são arrimos de família, são pessoas que já prestaram muitos serviços ao município e que não podem passar dificuldades exatamente agora no momento em que já estão aposentados”, finalizou.