Município alerta sobre o combate à dengue em União dos Palmares

Prefeitura divulgou o trabalho educativo de conscientização que tem sido feito na cidade para o combate à dengue.

Secretária de Saúde de União dos Palmares e agentes de edemias

Secretária de Saúde de União dos Palmares e agentes de edemias

A Prefeitura de União dos Palmares convocou toda a imprensa palmarina, nesta terça-feira (5), para divulgar o trabalho educativo de conscientização que tem sido feito na cidade para o combate à dengue.

A secretária de Saúde do município, Rimelc, destaca a importância desse trabalho, que tem sido desenvolvido pela equipe de edemias, para alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados, uma vez que a sazonalidade e o clima contribuem para os criadouros dos mosquitos nas residências.

“A gente pede que a população fique atenta, fique alerta, olhe sua casa, a questão do lixo, dos vasinhos de plantas e do acúmulo de água, para que não tenha casos de dengue, como a gente tem visto por aí”, diz Rimelc.

De acordo com a secretária, em União dos Palmares, o cenário continua controlado, mas o objetivo é continuar dessa forma. Por isso, há a importância de cada morador fazer a sua parte, para manter a cidade sem casos de dengue positivos. No município, entre os 90 casos que foram notificados, apenas um foi confirmado.

Questionada sobre as moscas, Rimelc ressaltou mais uma vez a questão da sazonalidade e do clima, ainda mais nesse período da quaresma. No entanto, ela afirma que a vigilância sanitária continua fazendo um excelente trabalho, visitando os lugares de maior propensão, como, por exemplo, a granja.

Segundo ela, a granja tem feito sua parte e conta com uma empresa terceirizada de extermínio, mas a vigilância sanitária continua atenta, recomendando melhorias.

O coordenador de edemias Augusto Campos disse que toda a equipe está antecipando o trabalho educativo para a população palmarina se atentar, e para que não haja casos como no resto do país. Ele alerta para o cuidado com os depósitos de água.

“A população precisa cuidar dos seus depósitos com água, porque o quê que faz chegar àquela situação [de casos de dengue]? É a sua caixa de água aberta, é o seu tanque aberto, o seu tonel. Os baldes são os principais, que as pessoas não se atentam a tampar”, disse Augusto.

Ele conta ainda que chegou a achar larvas do mosquito aedes aegypti em tampas de garrafa e em cascas de ovo. “Ele é muito sutil. Onde tiver água, ele vai se reproduzir. Então, a limpeza do seu quintal é importante”, alerta.

Assista a reportagem completa no topo da matéria.