União dos Palmares

Município alerta sobre o combate à dengue em União dos Palmares

Prefeitura divulgou o trabalho educativo de conscientização que tem sido feito na cidade para o combate à dengue.

Publicado: | Atualizado em 06/03/2024 15:50


A Prefeitura de União dos Palmares convocou toda a imprensa palmarina, nesta terça-feira (5), para divulgar o trabalho educativo de conscientização que tem sido feito na cidade para o combate à dengue.

A secretária de Saúde do município, Rimelc, destaca a importância desse trabalho, que tem sido desenvolvido pela equipe de edemias, para alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados, uma vez que a sazonalidade e o clima contribuem para os criadouros dos mosquitos nas residências.

“A gente pede que a população fique atenta, fique alerta, olhe sua casa, a questão do lixo, dos vasinhos de plantas e do acúmulo de água, para que não tenha casos de dengue, como a gente tem visto por aí”, diz Rimelc.

De acordo com a secretária, em União dos Palmares, o cenário continua controlado, mas o objetivo é continuar dessa forma. Por isso, há a importância de cada morador fazer a sua parte, para manter a cidade sem casos de dengue positivos. No município, entre os 90 casos que foram notificados, apenas um foi confirmado.

Questionada sobre as moscas, Rimelc ressaltou mais uma vez a questão da sazonalidade e do clima, ainda mais nesse período da quaresma. No entanto, ela afirma que a vigilância sanitária continua fazendo um excelente trabalho, visitando os lugares de maior propensão, como, por exemplo, a granja.

Segundo ela, a granja tem feito sua parte e conta com uma empresa terceirizada de extermínio, mas a vigilância sanitária continua atenta, recomendando melhorias.

O coordenador de edemias Augusto Campos disse que toda a equipe está antecipando o trabalho educativo para a população palmarina se atentar, e para que não haja casos como no resto do país. Ele alerta para o cuidado com os depósitos de água.

“A população precisa cuidar dos seus depósitos com água, porque o quê que faz chegar àquela situação [de casos de dengue]? É a sua caixa de água aberta, é o seu tanque aberto, o seu tonel. Os baldes são os principais, que as pessoas não se atentam a tampar”, disse Augusto.

Ele conta ainda que chegou a achar larvas do mosquito aedes aegypti em tampas de garrafa e em cascas de ovo. “Ele é muito sutil. Onde tiver água, ele vai se reproduzir. Então, a limpeza do seu quintal é importante”, alerta.

Assista a reportagem completa no topo da matéria.

 


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Rádio Quilombo - @BR104
União dos Palmares
31 anos no ar: Rádio Quilombo FM faz aniversário nesta quarta (22)

A emissora é conhecida por seu compromisso em apoiar causas sociais e proporcionar uma plataforma para discussões importantes sobre temas locais e regionais.


Júnior Menezes e Paulo Cesar - @Reprodução
União dos Palmares
Júnior Menezes participa de culto de gratidão após cirurgia do ex-vereador Paulo Cesar

Em suas redes sociais, Júnior Menezes expressou sua gratidão pelo momento espiritual e pela saúde do amigo.


Casa Jorge de Lima | © Reprodução
União dos Palmares
Casa Jorge de Lima e Serra da Barriga: Ufal discute reinauguração e projetos de requalificação

A agenda começa na quinta-feira, 23 de maio, com uma visita técnica à Casa Jorge de Lima


Pistola e Dr. Alan Belarmino - @Reprodução
União dos Palmares
Clube de tiro do Dr. Alan Belarmino é “barrado” após decreto de Lula

A empresa, aberta em 2020 em sociedade com os advogados Alex Deywy e Djair Lucena, ainda não conseguiu obter o registro necessário para funcionar.


Rio Mundaú em União dos Palmares - @BR104
União dos Palmares
Chuvas elevam o nível do Rio Mundaú em União dos Palmares

A Semarh alerta para a necessidade de atenção redobrada por parte dos moradores das áreas ribeirinhas, recomendando que sigam as orientações da Defesa Civil​.