Moradores de União dos Palmares pedem solução para conter escorpiões

Eles contaram que entraram em contato com a Prefeitura para relatar o problema, mas não receberam a visita de nenhuma equipe técnica para dar uma solução.

Aprecimento de escorpiões tem preocupado moradores de União dos Palmares — © Reprodução

Aprecimento de escorpiões tem preocupado moradores de União dos Palmares — © Reprodução

Pequenos visitantes indesejáveis têm causado transtornos para a vida de moradores de diversos bairros de União dos Palmares, cidade localidade na Zona da Mata de Alagoas. Há algumas semanas, escorpiões têm invadido residências e provocado medo em quem mora na região.

Na última terça-feira (20/04), o BR104 noticiou que uma moradora do bairro Roberto Correia de Araújo, popularmente conhecido como “Terrenos”, tinha encontrado pelo menos cinco animais dentro de casa em poucas horas. Por sorte, ninguém se acidentou.

Os munícipes novamente procuraram a reportagem para pedir uma resposta da Prefeitura de União dos Palmares sobre o caso. Eles contaram que entraram em contato com ela para relatar o problema, mas não receberam a visita de nenhuma equipe técnica para dar uma solução.

Nesta semana, escorpiões têm subido pelos ralos das pias e entrado pelas janelas dos imóveis, preocupando, principalmente, os pais de crianças pequenas. “Olha o que acabei de encontrar aqui ao lado da cama dos meninos, das crianças”, disse uma mulher em um vídeo enviado hoje à Redação.

Escorpiões escondem-se em locais escuros e úmidos, como frestas, fendas, móveis e roupas — © Reprodução

Os relatos são muitos. “Minha mãe achou, só nesse instante, vários escorpiões dentro de casa. Divulga aí pra ver se alguma autoridade tenta resolver. É um perigo para as nossas crianças”, alertou outra moradora, do conjunto Padre Donald. Ela disse não saber mais o que fazer com os animais que têm entrado em sua casa.

Procurado pela reportagem, o secretário de comunicação do município, Leonardo Bastos, informou que os profissionais da Vigilância Sanitária (VISA) municipal irão participar de uma capacitação com o Estado em relação ao combate aos escorpiões.

Ainda de acordo com a Prefeitura, não há remédios eficientes para combater o animal e, por isso, o recomendável é a prática de ações educativas. Na próxima semana, a vigilância estará fazendo visita aos bairros com maior foco para fazer um trabalho de conscientização com os moradores e aplicação de uma substância que inibe o aparecimento de escorpiões.

Apesar de ser um animal peçonhento, nem todo veneno de escorpião pode afetar uma pessoa. Mesmo assim, a recomendação é de que a vítima procure um pronto-socorro o mais rápido possível, se for ferida pela picada, para tomar o soro antiofídico.