União dos Palmares

Justiça indefere pedido de anulação da prova ao Conselho Tutelar de União

Apesar da decisão, o processo continua tramitando até que seja averiguado e, por fim, saia a decisão final

Publicado: | Atualizado em 09/09/2019 15:15


Apesar da decisão, o processo continua tramitando até que seja averiguado e, por fim, saia a decisão final — © Ilustração
Apesar da decisão, o processo continua tramitando até que seja averiguado e, por fim, saia a decisão final — © Ilustração

União dos Palmares — A juíza da 1ª Vara Cível de União dos Palmares, Soraya Maranhão Silva, indeferiu o pedido de anulação da prova ao Conselho Tutelar da cidade. A solicitação foi realizada através de uma ação civil pública, na qual os candidatos elencaram diversas irregularidades na realização da prova eliminatória.

Apesar da decisão, o processo continua tramitando até que seja averiguado e, por fim, saia a decisão final. Conforme o documento, os candidatos procuraram a Defensoria Pública (DF) no dia 18 de julho e relataram uma série de ilegalidades na prova de conhecimentos específicos, realizada no dia 09 de julho deste ano.

Entre as irregularidades, estão: a total ausência de fiscais dos órgãos competentes, como do CMDCA; a presença de material didático e equipamento eletrônico em sala; entrega da prova após o tempo previsto no edital por alguns candidatos; e a ausência de lacre no envelope que continha as provas.

Em razão das denuncias ofertadas, a Defensoria ajuizou uma ação e requereu a concessão de tutela provisória de urgência, para obter a suspensão do processo eleitoral e a anulação da fase de avaliação conhecimento específico e subsequentes.

Por entender que não houve demonstração de fraude no processo seletivo para escolha de conselheiro tutelar, o Ministério Público (MP) ofertou parecer desfavorável ao pleito, já que as irregularidades apontadas não seriam passíveis de comprometer a lisura da prova.

Em relação à fiscalização do CMDCA, o MP verificou que não houve irregularidade. “Isto porque a própria parte autora confirmou que houve a presença de membros do referido conselho no prédio quando da realização da prova, os quais exerceram a fiscalização do modo que entenderam pertinentes”.

Para a magistrada, “a presença de fiscal da banca aplicadora da prova na sala se mostra suficiente, de modo que representantes do órgão contratante costumeiramente se limitam a exercer a fiscalização em outras áreas do prédio onde se realizam as provas”.

+ Aprovada lei que permite conselheiros tutelares serem reconduzidos ao cargo

Sobre a presença de material didático e de equipamento eletrônico durante a realização da prova e de entrega de prova, “tais alegações não restaram provadas pela parte autora, haja vista que inexistem quaisquer documentos que atestem veracidade de tais alegações”.

O documento diz ainda que não há comprovação da ausência de lacre no envelope das provas, que segundo Soraya, “por si só, não teria o condão de macular ou por dúvidas sobre a impessoalidade do certame, mormente quando se leva em consideração o tamanho, a quantidade de candidatos e a finalidade da prova em questão”.

Em decisão proferida pela juíza na última quarta-feira (4), como não foi constatada a probabilidade do direito no caso, ‘mostra-se desnecessário analisar o perigo de dano ou risco ao resultado útil ao processo’. “Isto posto, pelos fatos e fundamentos citados, indefiro o pedido de concessão da tutela provisória de urgência, ante a não comprovação da probabilidade do direito”, diz a decisão.

Matéria com base no processo 0700633-04.2019.8.02.0056

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Torneira de água | © Reprodução
União dos Palmares
Verde Alagoas anuncia paralisação no abastecimento de água em União dos Palmares

Algumas áreas da cidade serão mais afetadas pelo desabastecimento, com previsão de normalização integral da distribuição de água na terça-feira (07).


Joelho com Luxação de patela - @Reprodução
União dos Palmares
União: Jovem sofre “luxação de patela” durante prática esportiva e é socorrido pelos Bombeiros

O adolescente, que se queixava de dores intensas no membro inferior esquerdo, foi prontamente assistido pelos profissionais, que confirmaram a suspeita de luxação de patela.



Esgoto a céu aberto na Travessa Juvenal Mendonça
União dos Palmares
Esgoto a céu aberto na travessa Juvenal Mendonça

Moradores têm passado por esse problema há muito tempo e sido cobrados pela Verde Alagoas por um serviço que não existe.


Vereador Marcos Filho e prefeito Kil | @ Divulgação
União dos Palmares
Prefeito Kil sanciona Lei de Regulamentação de Trilhas Ecológicas proposta pelo vereador Marcos Filho

Lei visa promover o uso sustentável dos recursos naturais e garantir a segurança dos praticantes nas áreas ambientais do município