Funcionários do São Vicente fazem protesto contra suspensão de atendimentos pelo SUS

Hospital comunicou que, a partir do dia 1 de abril deste ano, a maternidade Santa Catarina deixará de atender pelo SUS.

Protesto de funcionários do HSVP contra encerramento dos atendimentos pelo SUS | © Gustavo Lopes/BR104

Protesto de funcionários do HSVP contra encerramento dos atendimentos pelo SUS | © Gustavo Lopes/BR104

Funcionários do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), localizado em União dos Palmares, realizaram um ato em forma de protesto para cobrar do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), uma promessa feita no dia da entrega do Hospital Regional da Mata (HMR), em outubro de 2020.

Naquela época, o chefe do Executivo estadual disse que o atendimento do São Vicente seria focado na assistência materno-infantil e na saúde da mulher, e assegurou que o Governo continuaria colaborando financeiramente para o funcionamento da tradicional instituição de saúde do município.

Sem a concretização da promessa, o HSVP informou que a partir do dia 1 de abril deste ano, a maternidade Santa Catarina deixará de atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O comunicado foi feito pela direção executiva da instituição em um comunicado interno direcionado aos funcionários.

Ao BR104, a direção do hospital explicou que a iniciativa foi necessária devido à falta de repasses do Governo do Estado, que já ocorre desde agosto, inviabilizando a manutenção da unidade de saúde. “E a promessa de melhorias feita para a maternidade, desde a retirada da emergência, ainda não surgiu”, disse Paula Lima.

A assistente social do São Vicente de Paulo, Jaqueline Vilela, pede ao governador Renan Filho e ao secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, que “olhem pelos 102 funcionários” e lembrem da promessa feita “diante de toda população da Zona da Mata”.