publicade
União dos Palmares

Maternidade do HSVP irá suspender atendimento pelo SUS

O hospital fez um comunicado interno para funcionários e já se prepara para novas demissões.

Publicado: | Atualizado em 22/03/2022 16:57


Hospital São Vicente de Paulo | © Reprodução
Hospital São Vicente de Paulo | © Reprodução

A partir do dia 1 de abril, a maternidade Santa Catarina, no Hospital São Vicente de Paulo, em União dos Palmares, deixará de atender pelo SUS. O comunicado foi feito pela direção executiva da instituição em um comunicado interno direcionado aos funcionários.

Ao BR104, a direção do hospital explicou que a iniciativa foi necessária devido à falta de repasses do governo do Estado, que já ocorre desde agosto, inviabilizando a manutenção da unidade.

“Estamos com repasses desde o mês de agosto, que são pagos pelo Estado, que não são repassados. E a promessa de melhorias feita para a maternidade, desde a retirada da emergência, ainda não surgiu. Com isso, não temos condições de manter a maternidade. Então, dia primeiro de abril vamos suspender os serviços da maternidade/SUS e estamos à disposição para renegociação de serviços se for a vontade do estado manter”, disse Paula Lima, a Diretora do hospital.

Uma das promessas feitas pelo governo, ao instalar o Hospital Regional da Mata em União dos Palmares e transferir a emergência do HSVP para o HRM, foi de que faria melhorias nas instalações do HSVP, para reduzir os impactos da perda de receita gerada pela emergência do hospital através do SUS.

Com a suspensão de serviço da maternidade através do SUS, o hospital também sofrerá um impacto na sua receita e já anunciou que haverão novas demissões.

“Se não tem receita, não tem viabilidade”, declarou Paula.

Paula Lima, Diretora Administrativa do HSVP -@BR104

Paula Lima, Diretora Administrativa do HSVP -@BR104

O BR104 também ouviu a secretária municipal de Saúde, Geany Vergetti. Ela contou que já foi informada da situação e explicou que o município tem feito seus repasses em dia.

“Recebemos um ofício na sexta feira, onde o referido hospital informou sobre o fechamento da maternidade. Sobre os repasses, nós, enquanto município, estamos em dia”, disse.

Questionada sobre o que a cidade pretende fazer para atender essa demanda e como ficarão as gestantes sem atendimento pelo SUS, Geany explicou que haverá uma reunião hoje, “e após a reunião nos pronunciaremos”.

Funcionário desabafou

Depois de receber o ofício comunicando a suspensão do atendimento pelo SUS na maternidade, o auxiliar de enfermagem Dorgival Marques utilizou o seu perfil nas redes sociais para fazer um desabafo.

Leia na íntegra:

“Essa semana a direção do hospital São Vicente de Paulo derramou o ofício que vai suspender o atendimento pelo SUS da maternidade Santa Catarina. Espero que a gestão estadual e municipal não deixe isso acontecer e use a lei 8.080 a emenda 29. Não vou culpar a gestão estadual e nem municipal, os repasses são feitos corretos e falta no hospital uma gestão! A sociedade palmarina tem conhecimento que este hospital foi construído pelo comércio palmarino, aí tem a memória de Gracinha Lopes, Francisco Vieira, Jairo Viana, Zé Viana e outros. Por que devemos aceitar que venham pessoas forasteiras para acabar com nossa história? Vamos ficar atentos sociedade, não vamos apagar a nossa história, pessoas humanas deram suas vidas à esse patrimônio! Não vamos deixá-los destruir!”


Comentários

 
 
 
veja também

Placa de sinalização sobre o carro - @Reprodução
União dos Palmares
Placa de sinalização cai sobre carro no Centro de União dos Palmares

O incidente ocorreu enquanto o carro aguardava a mudança do sinal, surpreendendo a motorista e os pedestres ao redor.


Bombeiros - @Reprodução
União dos Palmares
Homem sofre mal súbito durante caminhada na Serra da Barriga e é socorrido pelos bombeiros

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde atual da vítima após o atendimento hospitalar.


Primeira dama de União dos Palmares - @Reprodução
União dos Palmares
Primeira-dama de União dos Palmares celebra inauguração de núcleo para apoio a alunos atípicos

O NAEDIH marca uma nova era na educação de União dos Palmares, oferecendo suporte que impactará inúmeras famílias


Hospital Regional da Mata | © Alyson Santos
União dos Palmares
Adolescente dá entrada no HRM com ferimento no ouvido após brincadeira em escola de União

A Secretaria Municipal de Educação e as autoridades locais ainda não se pronunciaram sobre o incidente.


Hospital Regional da Mata - @BR104
União dos Palmares
Homem baleado na cabeça em União dos Palmares não resiste e morre no hospital

Ele foi atingido por dois tiros na cabeça enquanto estava na "Praça Nova", no bairro Santa Maria Madalena, onde recentemente foi inaugurada uma imagem da padroeira do local.