Direção do HRM terá de se explicar após aumento de reclamações

Entre as queixas está a do senhor Pedro Viana do Nascimento, que teve a receita médica do seu filho, Mateus Henrique Viana do Nascimento, de 5 anos, trocada pela de outro paciente.

Hospital Regional da Mata (HRM) — © Carla Cleto

Hospital Regional da Mata (HRM) — © Carla Cleto

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de União dos Palmares convidou a diretora do Hospital Regional da Mata (HRM), Marcelle Perdigão Gomes, para uma reunião extraordinária que será realizada às 9h desta quarta-feira (16/6), no Auditório Municipal de Saúde.

A intenção é esclarecer as diversas reclamações feitas sobre o atendimento prestado pelo hospital. Entre elas está a do senhor Pedro Viana do Nascimento, que teve a receita médica do seu filho, Mateus Henrique Viana do Nascimento, de 5 anos, trocada pela de outro paciente.

O remédio prescrito para o garoto foi Ibuprofeno gotas. No entanto, no receituário entregue pela médica, estavam descritas duas medicações, Cefalexina 500mg e Dipirona 500mg, o que, segundo o genitor, poderia levar à morte do filho, já que o medicamento não é indicado para criança.

O Conselho reúne diversos segmentos do município para tratar de questões relevantes para o funcionamento da saúde pública de União dos Palmares. Seu funcionamento prevê reuniões plenárias mensais e extraordinárias, comissão executiva, comissões permanentes e temáticas.

Entre outras finalidades, serve para garantir a participação regular do cidadão:

• na elaboração das diretrizes gerais da política de saúde e definição das metas com vistas ao alcance dos objetivos traçados para a política de saúde;

• na formulação das estratégias de implementação das políticas de saúde;

• e no controle sobre a execução das políticas e ações de saúde.