União dos Palmares

Pai denuncia que filho de 5 anos teve receita médica trocada no HRM

Em uma nota enviada ao BR104, o hospital disse que "vai averiguar junto à comissão de segurança do paciente o ocorrido e melhorar o processo para evitar falhas".

Publicado: | Atualizado em 01/06/2021 13:40


Um homem procurou o BR104 para denunciar que teve a receita médica do filho, Mateus Henrique Viana do Nascimento, de 5 anos, trocada pela de outro paciente que está internado no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas.

O pai do menino, Pedro Viana do Nascimento, contou à reportagem que o filho brincava com outros dois irmãos na residência onde mora com a família, situada no Assentamento Santa Quitéria, quando caiu e quebrou o braço. O incidente aconteceu no último dia 22 de maio.

A criança foi socorrida com a ajuda de um vizinho até o HRM, onde passou por um exame de Raio-X que constatou a fratura. Ela ficou internada até a última sexta-feira (28/05), quando finalmente passou por um procedimento cirúrgico para a colocação de pinos.

No sábado (29), Mateus recebeu alta e foi para casa com a mãe, enquanto o pai foi em uma farmácia próxima comprar medicamentos para ajudar na cicatrização da cirurgia. Foi então que Pedro descobriu que a receita médica entregue a ele pertencia ao paciente Juarez Santos Silva.

À esquerda, receita médica entregue ao pai da criança. À direita, documento correto — © Gustavo Lopes/BR104

À esquerda, receita médica entregue ao pai da criança. À direita, o documento que deveria ter sido entregue — © Gustavo Lopes/BR104

“Eu chegando na farmácia, pedi o medicamento, quando o farmacêutico colocou em cima do balcão um monte de remédio para eu pagar, aí ele disse, “olha, que tipo de remédio essa paciente vai tomar? Que paciente é esse? Porque aqui tem 28 comprimidos para tomar de 6 em 6 horas e é sério o grau do medicamento”, disse o genitor.

O remédio prescrito para o garoto foi Ibuprofeno gotas. No entanto, no receituário entregue pela médica, estavam descritas duas medicações, Cefalexina 500mg e Dipirona 500mg, o que, segundo o pai de Mateus, poderia levar à morte do filho, já que o medicamento não é indicado para criança.

“O farmacêutico disse “olhe, se você e eu agora não tivéssemos tido conhecimento disso aqui, o seu filho iria morrer se tomasse esse medicamento, porque esse tipo de medicamento deve ser tomado acompanhado com outro, pois ele é muito forte. E se seu filho tivesse tomado essa essa medicação, ia ser fatal para ele”, frisou.

Pedro então foi orientado pelos farmacêuticos, que, segundo ele, ficaram “abismados”, a voltar à unidade de saúde para pegar o documento correto e pedir um esclarecimento sobre o caso. No local, ele foi atendido pela assistente social que fez a troca das receitas e pediu desculpas pelo ocorrido.

“Ela também ficou aperreada com o fato, disse que isso estava totalmente errado e se desculpou. Depois, fez a troca das receitas e pediu para que eu fosse novamente ao hospital falar com a diretoria”, disse o genitor, afirmando que pretende entrar com processo judicial contra a unidade de saúde. “Se meu filho tivesse ido a óbito, eu que estaria no prejuízo”, concluiu.

O que diz o HRM

O BR104 entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital Regional da Mata (HRM) que, por meio de uma nota enviada à reportagem, disse que “o hospital vai averiguar junto à comissão de segurança do paciente o ocorrido e melhorar o processo para evitar falhas. Quanto as medicações, não houve prescrição errada da criança e sim a entrega em conjunto de uma outra receita”.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Estudantes protestam após a demissão de sete professores | @ Reprodução
União dos Palmares
Alunos protestam após demissão de professores

Os estudantes da Escola Estadual Rocha Cavalcanti reivindicam respostas da Secretaria de Educação de Alagoas e a readmissão dos educadores.


Delegacia Regional de União dos Palmares - @BR104
Policial
PC prende homem por estupro de vulnerável em União dos Palmares

O mandado de prisão foi cumprido pela equipe da Delegacia Regional de União dos Palmares, a pedido da Vara Criminal local.


Batalhão do 2 BPM - @BR104
Policial
Troca de comando: Coronel Nilton Rocha deixa o 2° BPM

O Tenente Coronel Evandro Guimarães Bezerra, anteriormente no comando do 3º BPM em Arapiraca, assumirá o comando do 2º BPM em União dos Palmares


Buraco formado na estrada que dá acesso à Santa Fé
União dos Palmares
Moradores reclamam de “buraco” no Newton Pereira

Eles se encontram preocupados com o foco da dengue, uma vez que tem chovido bastante nos últimos dias e a água nos buracos tem ficado parada por muito tempo.


Ana Claudia e Ewelli - @Reprodução
Política
Acusadas de fraudar a cota de gênero em União não receberam o próprio voto

O caso segue em julgamento no TSE e até o momento ja recebeu 3 votos favoráveis a condenação.