Casa do Pobre Santo Antônio em União atende idosos há 64 anos

"Além dos funcionários, precisamos também de ajuda voluntária", diz diretora da Instituição

Casa do Pobre Santo Antônio (Imagem: BR104)

Casa do Pobre Santo Antônio (Imagem: BR104)

Fundada em 1954 pelo monsenhor Clóvis Duarte de Barros, a Casa do Pobre Santo Antônio, que também funciona como (ILPI), Instituição de Longa Permanência Para Idosos, localizada em União dos Palmares, é uma entidade filantrópica mantida pela Sociedade de São Vicente de Paulo, (SSVP), Organismo ligado a Igreja católica e que atende a idosos em situação de vulnerabilidade social.

A casa abriga homens e mulheres, que depois de passarem por um acompanhamento, são inseridos no abrigo.

A instituição recebe diariamente visitas de estudantes das escolas de União e de cidades vizinhas, que desenvolvem projetos educativos dentro da casa, como: brincadeiras e danças. Esses estudantes e professores recebem dos idosos que moram na casa, muito  amor e atenção.

De lá, saem renovados e se sentem felizes por poderem contribuir com uma melhor qualidade de vida dos moradores do abrigo.

Além dos projetos realizados pelas escolas, outras instituições também levam a Casa do Pobre doações de roupas, comidas, material de higiene pessoal e produtos de limpeza que são arrecadados pela comunidade e destinados aos idosos.

Doações que segundo a diretora Ana Paula, são muito bem vindas e ajudam muito na manutenção da casa, já que por se tratar de uma instituição não governamental, a casa não recebe verbas dos governantes.

“Muita gente pensa que a casa do pobre é mantida pelo governo do estado ou do município. Acha que já temos de tudo por aqui e não precisamos de mais nada. Mas não é assim. A casa do pobre é mantida pelas doações de pessoas e lugares que ao se sentirem sensibilizados com a causa, ajudam no que precisamos e estão sempre presente quando podem. Além dessas ajudas, também contamos com um time de voluntários que se reversam e ajudam aos profissionais, auxiliando nas necessidades da casa e dos idosos. Os nossos voluntários são muito importantes e nós convidados aos que ainda não são, a se tornarem um(a)”. Disse a diretora.

A Casa do Pobre Santo Antônio, tem capacidade para acolher 55 idosos e tem atualmente 52, sendo 27 homens e 25 mulheres.