publicidade
publicidade
União dos Palmares

Casa do Pobre Santo Antônio em União atende idosos há 64 anos

"Além dos funcionários, precisamos também de ajuda voluntária", diz diretora da Instituição

Publicado: | Atualizado em 07/11/2018 09:24


publicidade
publicidade
publicidade

Fundada em 1954 pelo monsenhor Clóvis Duarte de Barros, a Casa do Pobre Santo Antônio, que também funciona como (ILPI), Instituição de Longa Permanência Para Idosos, localizada em União dos Palmares, é uma entidade filantrópica mantida pela Sociedade de São Vicente de Paulo, (SSVP), Organismo ligado a Igreja católica e que atende a idosos em situação de vulnerabilidade social.

A casa abriga homens e mulheres, que depois de passarem por um acompanhamento, são inseridos no abrigo.

A instituição recebe diariamente visitas de estudantes das escolas de União e de cidades vizinhas, que desenvolvem projetos educativos dentro da casa, como: brincadeiras e danças. Esses estudantes e professores recebem dos idosos que moram na casa, muito  amor e atenção.

De lá, saem renovados e se sentem felizes por poderem contribuir com uma melhor qualidade de vida dos moradores do abrigo.

Além dos projetos realizados pelas escolas, outras instituições também levam a Casa do Pobre doações de roupas, comidas, material de higiene pessoal e produtos de limpeza que são arrecadados pela comunidade e destinados aos idosos.

Doações que segundo a diretora Ana Paula, são muito bem vindas e ajudam muito na manutenção da casa, já que por se tratar de uma instituição não governamental, a casa não recebe verbas dos governantes.

“Muita gente pensa que a casa do pobre é mantida pelo governo do estado ou do município. Acha que já temos de tudo por aqui e não precisamos de mais nada. Mas não é assim. A casa do pobre é mantida pelas doações de pessoas e lugares que ao se sentirem sensibilizados com a causa, ajudam no que precisamos e estão sempre presente quando podem. Além dessas ajudas, também contamos com um time de voluntários que se reversam e ajudam aos profissionais, auxiliando nas necessidades da casa e dos idosos. Os nossos voluntários são muito importantes e nós convidados aos que ainda não são, a se tornarem um(a)”. Disse a diretora.

A Casa do Pobre Santo Antônio, tem capacidade para acolher 55 idosos e tem atualmente 52, sendo 27 homens e 25 mulheres.

publicidade
veja também

Hospital São Vicente de Paulo | © Reprodução
União dos Palmares
Maternidade do São Vicente poderá retomar atendimentos na próxima terça-feira (27)

Os demais atendimentos estão sendo realizados, apenas a maternidade da unidade teve suas atividades suspensas.


Drogas apreendidas em União dos Palmares | © Divulgação
União dos Palmares
Homem é preso por Tráfico de Drogas em União dos Palmares

O caso aconteceu no final da tarde da última segunda-feira (20/6), no Loteamento Santa Maria Madalena, em União dos Palmares.


Apiário Zumbi dos Palmares | © Reprodução
União dos Palmares
Apiário Zumbi dos Palmares cria campanha ambientalista para coleta de pilhas e baterias

Jean Ferreira, dono do Apiário Zumbi dos Palmares, alerta que o descarte incorreto dos materiais é altamente nocivos ao Meio ambiente.


O evento contou com a presença de alunos e professores do colégio Dr. Jorge de Lima | © Reprodução
União dos Palmares
Fadict realiza palestra sobre conscientização contra a violência ao idoso

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de União dos Palmares e contou com a presença de alunos de enfermagem e da escola Dr. Jorge de Lima.


Câmara de Vereadores de União dos Palmares — © BR104
União dos Palmares
Vereadores aprovam reajuste de 10,06% para professores de União

Os professores palmarinos já haviam se manifestado contra os 10,06% uma vez que o Governo Federal já havia aprovado o reajuste em 33,24%.


publicidade