União dos Palmares terá uma “segunda santa”

Ao lado de Kil, Pedro Pereira, artista plástico, diz que firmou um contrato para que o monumento seja entregue no prazo de um ano

Areski Freitas ignora imagem de Santa Maria Madalena e promete nova estátua — © Reprodução/BR104

Areski Freitas ignora imagem de Santa Maria Madalena e promete nova estátua — © Reprodução/BR104

União dos Palmares — No último sábado (20), a igreja católica celebrava os 85 anos da morte de Padre Cícero. Milhares de romeiros devotos do sacerdote viajaram até Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, para acompanhar a missa que marca a data, inclusive o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas.

Durante sua passagem por Juazeiro, o prefeito visitou o escultor Pedro Pereira de Souza, de 51 anos, artista plástico autodidata, que se especializou em produção de imagens sacras. Em um vídeo divulgado na página oficial da Prefeitura, Areski prometeu mais uma imagem de Santa Maria Madalena, padroeira da cidade.

No vídeo, o gestor revela que a escultura terá aproximadamente 10 metros de altura. Ao lado de Kil, o artista diz que firmou um contrato para que o monumento seja entregue no prazo máximo de um ano, mas não descarta a possibilidade da entrega ser feita antes da festa da padroeira da cidade, comemorada entre os meses de janeiro e fevereiro.

“[..] Vai ser uma Santa de aproximadamente dez metros que estamos confeccionando aqui, que foi contratado aqui. Foi contratado um artesão de nome, um artesão conhecido, para que a gente tenha nossa Santa ai, para nossa devoção e nossa veneração”, disse Areski, ignorando o fato da cidade já ter uma imagem da santa, construída e idealizada por ele mesmo na sua antiga gestão.

Assista:

O prefeito também repete a mesma estratégia da época da construção da primeira imagem. Entre 2011 e 2012, aproximadamente um ano antes do período eleitoral, ele fez a promessa da construção do Santuário de Maria Madalena, localizado no conjunto Nova Esperança. À época, a imagem custou R$ 126 mil aos cofres públicos.

Abandono

Com a justificativa de tornar União dos Palmares num destino religioso, o prefeito inaugurou o que deveria ser, no mínimo, um santuário sem nem mesmo estruturar o local, nem criou um acesso que permitisse uma fácil mobilidade dos fiéis.

+ Para Kil de Freitas, a culpa é do ex-governador

Em uma de suas falas, o gestor afirmou que a imagem ‘seguramente’ iria durar aproximadamente ‘trezentos anos’. Já se passaram sete e a imagem da santa, padroeira da cidade, está sendo desgastada pela ação do tempo. Além disso, com a falta de manutenção, o mato toma conta da escadaria de acesso ao santuário.

Em uma reportagem feita pelo BR104, em janeiro deste ano, populares denunciaram que o poder público simplesmente abandonou o local, e toda manutenção que deveria ser feita pela prefeitura, já que se trata de um monumento público, é realizada pela própria comunidade.

Outra interrogação é referente ao local que ficará a nova imagem, já que no vídeo ele [Areski] não cita se vai substituir a antiga escultura ou se dará um outro destino para a nova Santa.

Vale lembrar, também, que a antiga escultura já foi alvo de polêmica, e muitos disseram que o monumento à Santa Maria Madalena não era nada parecido com a imagem verdadeira. “Os devotos que me perdoem! Gente, fiquei muito decepcionado com a estátua de Santa Maria Madalena. É, no mínimo, bizarra!”, postou um internauta em seu Facebook.

Imagem foi inaugurada em 2012 — © Clezivaldo Mizael/Arquivo