Alunos de União vão às ruas falar do 18 de Maio

Os alunos tomaram conta das ruas do centro da cidade, com cartazes, faixas e apitos.

Crianças que participaram do ato | © Assessoria

Crianças que participaram do ato | © Assessoria

Com o objetivo de difundir e conscientizar a comunidade sobre a campanha de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Assistência Social, através do CREAS, realizou na tarde desta quarta-feira (18/05) uma caminhada com estudantes, conselheiros tutelares, secretários municipais e atores da rede de proteção.

Os alunos tomaram conta das ruas do centro da cidade, com cartazes, faixas e apitos. As crianças e adolescentes clamavam à sociedade “proteção!” Ao longo dos últimos 11 meses, mais de 46 casos foram denunciados ao CREAS ou Conselho Tutelar envolvendo crianças e adolescentes vítimas de estupro ou exploração sexual.

“Precisamos que a sociedade faça a parte dela, não podemos fechar os olhos, pois casos de estupro acontecem bem próximos à todos nós. Nossas crianças estão vulneráveis, precisamos falar, denunciar, agir em favor delas”, comentou a Primeira-dama Gabriela Yasmine.

Alunos das Escolas Municipais, Estaduais e da Rede Particular estiveram presentes na caminhada. “Esse envolvimento da rede de educação é fundamental, não poderíamos ficar de fora, pois esse tema exige a nossa participação”, comentou Madalena Silva, secretária de Educação.

Crianças segurando cartazes | © Assessoria

“Neste ato o Conselho Tutelar de União dos Palmares diz a nossa posição é de combater toda e qualquer violação de direitos das nossas crianças e adolescentes, entre elas o estupro e a exploração sexual”, comentou Anderson Austregésilo, membro do Conselho Tutelar.

O vice-prefeito Junior Menezes também participou da caminhada e falou da importância do trabalho do CREAS e do Conselho Tutelar para proteger as crianças e os adolescentes. “É grandioso o trabalho que vocês fazem, proteger nossas crianças é o nosso maior desafio, contem com o apoio do prefeito Kil, da nossa gestão, contem comigo sempre”, finalizou.

Vice-prefeito de União dos Palmares, Júnior Menezes | © Assessoria

“Após dois anos impedidos de fazer ações como esta, em virtude da crise em saúde que vivenciamos, retornamos com as caminhadas numa tentativa de fortalecer a parceria entre os órgãos e a sociedade civil. O Governo Kil, eleva o tom quando é pra defender nossas crianças e adolescentes!”, comentou Mariana de Magalhães, secretária de Assistência Social.

Durante todo o mês, o CREAS e o Conselho Tutelar intensificaram as palestras, aparições nas emissoras de rádio e a campanha na internet. Estima-se que existam aproximadamente 500 mil crianças e adolescentes vítimas da exploração sexual no Brasil. Porém, apenas 7 em cada 100 casos são denunciados. Faça a sua parte!

*Com Assessoria