2º BPM de União dos Palmares recebe drone para auxiliar na segurança do município

Equipamento foi adquirido com recursos de transações penais

2º Batalhão da Polícia Militar

2º Batalhão da Polícia Militar

União dos Palmares – O 2º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas (2° BPM/AL) do município de União dos Palmares vai contar, a partir de agora, com um novo recurso recebido na última terça-feira (18), pelo Juizado Especial Cível e Criminal, que auxiliará os militares na segurança pública do município.

O juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos, titular da unidade, fez a entrega do drone ao tenente coronel Maciel Pantaleão Silva, comandante do 2º BPMAL, com o intuito de auxiliar a atividade de segurança pública na cidade. A promotora de justiça Carmem Sylvia Nogueira Sarmento também esteve presente durante a entrega. O equipamento foi adquirido com recursos de transações penais.

De acordo com Pantaleão, o equipamento tem uma autonomia de 1h30 e pode ser controlado a uma distância de 7 Km. Ele será utilizado para fiscalização e mapeamento de toda a região, além de dar apoio às operações policiais. Nesse primeiro momento, o drone atenderá apenas ao município, mas ao longo do ano também atenderá outras regiões do 2° BPM, como: Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Ibateguara e São José da Laje.

“Essa parceria com a Justiça, através do Dr. Bruno, é muito importante porque vai melhorar e dar uma condição melhor de fiscalização e mapeamento da região. O mapeamento será feito logo em janeiro. É a tecnologia nos ajudando e muito na prevenção e repressão.”

+ Caminhão desgovernado provoca acidente e causa pânico no Centro de União dos Palmares

Em relação ao mapeamento, o tenente esclareceu que utilizará os recursos de fotos e vídeos, para que juntos com o Setor de Inteligência do batalhão, possam detectar as áreas com maiores complexidades ou que tenham uma maior incidência de crimes e ter um combate mais eficaz.

O tenente destacou que o equipamento também será utilizado nas rodovias federais e estaduais. “Esse equipamento também será deslocado para as rodovias, assim como também nas divisas do estado e impedir que veículos roubados adentrem em Alagoas. Com essa fiscalização, nós iremos conseguir ir in loco e fazer a apreensão desse carro ou dessa moto com esse tipo de queixa”.

Ainda de acordo com o militar, o objetivo principal é garantir a segurança da população palmarina. “Cada vez mais devemos buscar esse tipo de recurso para que possamos transformar, diferenciar e buscar sempre algo mais que possamos ofertar para a sociedade, garantindo uma segurança melhor para toda a região do 2° BPM”, enfatiza.

“O drone chegou em uma hora excepcional. Um militar já está sendo treinado e a partir do início de janeiro, esse equipamento já esterá em pleno funcionamento e em constante atividade.”, conclui.