MeshTalk: uma tecnologia que permite enviar mensagens sem auxilio de Internet

Oppo está protocolando uma nova tecnologia que permite o envio de mensagens sem auxilio de internet ou rede móvel

Tecnologia que permite enviar mensagens sem auxilio de Wi-fi ou rede móvel — © Reprodução/Internet

Tecnologia que permite enviar mensagens sem auxilio de Wi-fi ou rede móvel — © Reprodução/Internet

Nos dias de hoje, quando falamos em comunicação rapidamente associamos a internet ou algum tipo de dispositivo móvel. No entanto, ainda não conseguimos imaginar o poder da transformação tecnológica que esta por vir.

Para isso, fica a pergunta: “será que nada vai substituir essas tecnologias?

Uma apresentação ressente da Oppo mostra que os avanços nos estudos tecnológicos pode nos levar ao envio de mensagens sem que necessitemos de internet, Bluetooth ou rede móvel.

O Protocolo MeshTalk da Oppo

+ Instituto Chan Zuckerberg investe US$ 68 milhões em estudos de melhoria na saúde

Sua apresentação se baseou exclusivamente no protocolo da nova tecnologia que seus desenvolveres estão chamando de (MeshTalk). Um sistema baseado em ponto a ponto que poderá cobrir uma metragem de mais de 3 quilômetros ao ar livre, além de cobrir um ambiente onde a rede móvel esteja sobrecarregada.

A nova tecnologia deve ser protocolada pela Oppo e inclusa em seus novos dispositivos móveis. A grosso modo a tecnologia nos permitira criar uma área de comunicação sem a necessidade uma estação de redes específica.

Em relação ao consumo de bateria imposto nessa tecnologia, a fabricante afirma que não é o ponto mais significativo. Ainda assim, a empresa tem planos para que o MeshTalk possa funcione por 72 horas no modo de espera.

+ Bil Gates afirma que seu maior erro foi não ter feito a Microsoft superar o Android

A previsão que os desenvolvedores tem para o Mesh Talk, é que o sistema atenda os usuários em momentos nos quais eles não tenham nenhuma conectividade a seu alcance, ou seja, acesso com a internet ou redes móveis que estejam congestionadas. No entanto, a Oppo não deixou claro quais os tipos de dispositivos móveis poderão suportar essa tecnologia no futuro.