Governo Federal lança projeto de olho no empreendedorismo digital feminino

A iniciativa do projeto é para fomentar cada vez mais o público feminino na área da tecnologia digital no Brasil.

Empreendedorismo digital feminino recebe força do Governo Federal (Créditos: Reprodução/Internet)

Empreendedorismo digital feminino recebe força do Governo Federal (Créditos: Reprodução/Internet)

Ao celebrar o Dia Internacional da Mulher que aconteceu na última sexta-feira (8), os Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), anunciou a existência do Programa Empreendedoras Digitais, que tem como iniciativa promover o empreendedorismo digital liderado por mulheres.

De acordo com o Ministério, serão 52 horas voltadas a “imersão e aprendizado focado em metodologias empreendedoras” para que o público feminino possa ser capacitado como também, fomentar a categoria feminina em meio ao empreendimento digital no Brasil.

+ Compras de origem fraudulentas pela internet tem declínio no Brasil

Para isso, o governo federal irá selecionar aproximadamente 30 startups na intenção de capacitar essas mulheres que participarão do programa, elas precisam estar envolvidas na fundação das empresas cadastradas ou assumindo um cargo de liderança da mesma.

O programa vem recebendo proposta de todo o país através do site oficial, desta forma, o projeto pretende acelerar o processo que está em fase inicial e se estender para todo o país. As propostas enviadas ao programa passarão por uma avaliação que, ao serem escolhidas as empresas lideradas por mulheres receberão premiações. No entanto, as premiações ainda não foram reveladas.

Além do MCTIC, o programa que visa fomentar o empreendedorismo digital feminino, também recebe apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que aparece em parceria com a prefeitura da cidade de São Paulo, juntamente com a Agência de Desenvolvimento de São Paulo.

A execução do projeto ficou a cargo da Associação para promoção da excelência do Software Brasileiro (Softex),