A taxa de tentativas de fraudes em compras feitas pela internet no Brasil diminuiu desde o ano passado. As lojas virtuais brasileiras tem cerca 2,20%, de seus produtos em alvos de criminosos. Esse relatório foi feito pelo Raio-X da Fraude, e foi publicado recentemente pela Konduto, empresa de antifraudes em pagamentos de compras online.
Esse número simboliza 1 em cada 45 compras realizadas por consumidores via internet tem origem fraudulenta no país. As tentativas de fraudes em 2017 eram de 3,3%. No ano de 2018 as lojas virtuais do Brasil sofreram cerca de 573 tentativas de fraudes, porém, isso não quer dizer que todos foram bem sucedidos.
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Os dados apontam uma redução de 27,3% nas tentativas de lesar a comercialização de produtos onlines no Brasil. De acordo com o co-fundador da Konduto, Tom Canabarro, o comércio eletrônico digital tem aumentado muito no país, e esse pode ser o motivo das tentativas estarem ainda operantes.
“O comércio eletrônico e o mercado de pagamentos digitais estão crescendo muito no Brasil ano após anos, então acreditamos que a diminuição destas taxa representa uma ‘diluição’ da atividade criminosa em meio a tantas transações legítimas“, explicou.
A pesquisa feita pela empresa ainda mostra que os fraudes nas compras não aumentam durante a madrugada, como muitos pensam. Os pedidos efetuados de formas suspeitas e que são realizados entre às 12h e 18h, tem uma porcentagem de quase 35%, já os efetuados em horários entre às 0h e 6h, são apenas de 14%.
Os pesquisadores também detectaram que as “quartas-feiras” são os dias em que as lojas virtuais são mais atacadas. São aproximadamente cerca de 14% das tentativas de fraudes neste dia.
A pesquisa também mostra que mais de 63% das tentativas fraudulentas são feitas através de computadores, e cerca de 36% com smartphones. Essa preferencia pelos computadores se da por conta dos aparelhos terem uma melhor praticidade em automatizar algum tipo de atividade em relação aos celulares.
“No Raioo-X da Fraude é possível identificar que estes estelionatários agem em horários bastantes comuns, utilizando máquinas simples, com sistemas operacionais e navegadores de internet bastante comuns“, disse Canabarro.
O relatório de fraudes conseguiu analisar os riscos de mais de 128 milhões de pedidos, em mais de 2 mil lojistas.