EUA avaliam cooperação com países aliados que utilizam a rede 5G da Huawie

Empresa chinesa ou qualquer outro fornecedor indigno de confiança em qualquer parte da rede de telecomunicações 5G é um risco, diz autoridades

A briga entre EUA e a Huawei continua (Créditos: Internet)

A briga entre EUA e a Huawei continua (Créditos: Internet)

O Estado de Washington não vê qualquer tipo de distinções nas partes que envolve as redes 5Gs, e irá avaliar todos os processos de informações de países aliados, que estejam utilizando equipamentos de tecnologia fabricados pela Huawei, e que estão sendo utilizados por empresas parceiras.

As informações foram noticiadas por uma autoridade de segurança da informação e cibernética dos Estados Unidos, na manhã desta Segunda-feira (29).

É a posição dos Estados Unidos que colocar a Huawei ou qualquer outro fornecedor indigno de confiança em qualquer parte da rede de telecomunicações 5G é um risco“, ressaltou Robert Strayer, vice-secretário de política de comunicações internacionais e das informações do Departamento de Estado.

+ Filha do fundador da Huawei “Meng Wanzhou” portava dispositivos da Apple quando foi presa

Strayer ainda disse que, se por acaso outros países permitirem que as empresas que estão na mesma casa de “não confiáveis” se tornem fornecedores da tecnologia de seus países, o estado de Washington terá que reavaliar a capacidade de compartilhamentos e de informações com eles, para então se conectarem da mesma forma como estão fazendo hoje em dia, sem quebra de elo.

Não é de hoje que os Estados Unidos vem travando uma guerra contra a fabricante Huawei. Na semana passada à Reuters (agência de notícias britânica) teria dito que o Conselho Nacional de Segurança do Reino Unido entrou em um acordo para excluir a fabricante de todas as partes centrais das redes 5G.

Porém, permitiu que a fabricante instalasse sua tecnologia em locais não essenciais e com algumas restrições maiores de funcionalidade.