A Conferência F8 chegou ao fim e uma das frases mais utilizadas entre os executivos do Facebook foi: “O futuro é privado”, o evento acontece anualmente nos Estados Unidos para desenvolvedores da plataforma.
Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram foram as principais redes sociais descritas na conferência, e algumas novidades foram anunciadas no evento para as plataformas.
A primeira novidade descrita para o Facebook, é o modo escura que a rede social irá ganhar em sua versão web. Hoje, a interface da plataforma conta com uma junção de cores “azul e branco”, e agora terá o preto para modificar o layout da plataforma.
Outra mudança que esta sendo implementada é a inclusão de avatares de realidade virtual. Os personagens digitais serão bastante parecidos com os reais e deverá apresentar traços humanos mais nítidos.
No momento os avatares estão disponíveis apenas no Facebook Space em fase de teste com óculos de realidade virtual.
+ Facebook deve oferecer mais detalhes sobre planos de privacidade na conferência F8
Messenger
Uma das principais ferramenta de bate-papo da rede social também ganhará uma nova interface e passará a ocupar menos espaço na memória dos celulares, os desenvolvedores reduziram cerca de 20% de seu tamanho, agora o app ocupa apenas 30 MB de espaço no dispositivo.
Uma novidade legal para os internautas, é que o aplicativo agora ganhará sua versão exclusiva para computadores. Dessa forma será possível usá-lo como qualquer outro software independente em seu PC.
Duas novidades foram anunciadas na conferência para o Whatsapp: a possibilidade de colocar stickers nas mensagens e também nas chamadas de vídeos em grupo.
Os usuários que desenvolvem seus próprios conteúdos, vai poder desfrutar do (AR Studio) e gerar filtros e recursos de realidade aumentada para seus seguidores.
Outro recurso que não pode passar por despercebido, é a realização de chamadas por vídeos que a rede social passará a realizar, o recurso poderá acessar o Direct e permitir a ligação entre duas pessoas ou através de um determinado grupo.
O objetivo é fazer o aplicativo se voltar mais a forma de se conectar a outras pessoas do que a uma competição por curtidas. Por enquanto, trata-se de um teste limitado a alguns usuários.