Cadastro de chaves digitais do PIX começa nesta segunda-feira (5)

O sistema entra em vigor no dia 16 de novembro, mas o cadastro das chamadas chaves é o primeiro passo.

Banco Central do Brasil — © Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (5/10), os clientes já podem cadastrar suas informações nos bancos e instituições de pagamento para o PIX, novo meio de transações e transferências do Banco Central (BC). O sistema entra em vigor no dia 16 de novembro, mas o cadastro das chamadas chaves é o primeiro passo.

De acordo com o BC, as chaves são o “método fácil e ágil” de identificação do recebedor. Com isso, não haverá mais a necessidade de digitar os dados bancários do destinatário de uma transferência, por exemplo. É só colocar a chave Pix e a transação será efetuada.

“Dentre as instituição aprovadas, há uma multiplicidade de agentes, entre bancos, cooperativas, instituições de pagamentos, fintechs, financeiras, entre outros”, informou o BC. Confira a lista de participantes em processo de adesão ao PIX clicando aqui.

Apesar de instituições financeiras terem lançado um pré-cadastro para seus clientes, elas terão que confirmar a partir desta segunda com os clientes o efetivo cadastramento das chamadas “chaves PIX”. Contudo, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que o cadastramento não é obrigatório.

“Não é obrigatório cadastrar uma chave para fazer ou receber um PIX. Caso o usuário queira usar o sistema de pagamento instantâneo, sem a chave PIX, será preciso digitar todos os dados bancários do destinatário para realizar uma transação”, informou a Febraban.

Como cadastrar

Para cadastrar a chave, basta acessar o aplicativo da instituição em que tem conta – corrente ou poupança ou uma carteira digital – e fazer o registro, vinculando a uma conta específica uma das três informações: número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ.

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), as informações serão armazenadas em uma plataforma tecnológica desenvolvida e operada pelo BCB, chamada Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT), um dos componentes do Pix.

Vale lembrar, porém, que não será possível vincular uma mesma chave para mais de uma de uma instituição financeira. Ou seja, se no banco A, o cliente cadastrar um email, no banco B terá que cadastrar um outro email ou então o número de celular ou CPF, e assim por diante.

Cronograma

5 de outubro: Início do processo de registro de chaves de endereçamento

3 de novembro: Início da operação restrita do Pix

16 de novembro: Lançamento do Pix para toda a população

*com Agências

PIX é a nova modalidade de pagamentos instantaneos anunciada pelo Banco Central — © Reprodução