Tecnologia

Aplicativo de proteção pré-instalado em celulares da Xiaomi deixava aparelho vulnerável a ataques

Essa vulnerabilidade permitia que hackers interceptassem a conexão do download, fazendo com que o dispositivo baixasse um arquivo de segurança falso

Publicado:


Guard Provider aplicativo de segurança da Xiaomi (Créditos: Reprodução/Internet)
Guard Provider aplicativo de segurança da Xiaomi (Créditos: Reprodução/Internet)

Especialistas da empresa de segurança cibernética “Check Point”, divulgaram recentemente detalhes de uma vulnerabilidade encontrada no aplicativo que deveria funcionar de forma segura em aparelhos da fabricante chinesa Xiaomi.

O programa “Guard Provider” é um app de segurança que vem pré-instalado no dispositivo, mas um erro encontrado fazia com que ele baixasse suas atualizações através de uma conexão desprotegida.

De acordo com as pesquisas realizadas pela Check point, cerca de 150 milhões de pessoas possivelmente tiveram seus dispositivos sujeitos a ataques por conta do erro de vulnerabilidade do aplicativo.

Ainda de acordo com a empresa, não há nenhuma informação até o momento de que a falha encontrada no app foi explorada por hacker.

O problema foi corrigido logo após a fabricante receber uma notificação privada da Check point. Depois da notificação, a companhia divulgou detalhes do erro corrigido.

O que é o Guard Provider?

+ Google Drive pode ser banido do time de aplicativos do Google

 Vulnerabilidade encontrada no Guard Provider (Créditos: Internet)

Vulnerabilidade encontrada no Guard Provider (Créditos: Internet)

Guard Provider, é um aplicativo de segurança que vem pré-instalado nos dispositivos da Xiaomi. Ele permite que os donos dos aparelhos escolham três tipos diferentes de antivírus a serem executados em um só aplicativo do celular.

Após o usuário escolher uma das três opções o aplicativo executava o download do antivírus através de um servidor totalmente desprotegido.

Essa vulnerabilidade permitia que hackers interceptassem a conexão do download fazendo com que o dispositivo baixasse um arquivo de segurança falso.

+ Motorola pode ser a primeira a utilizar tecnologia 5G em seus celulares

Dessa forma qualquer tipo de atualização de software deve ser feita com o uso da camada de segurança. Esse tipo de procedimento é o mesmo utilizado obrigatoriamente no acesso a serviços de cartão de crédito, por exemplo.

Desta forma, o redirecionamento se torna mais difícil para os hackers interceptarem a conexão, e mesmo que os criminosos consigam fazê-lo, o usuário receberá uma notificação de alerta de segurança informando qualquer eventualidade.

A segunda vulnerabilidade permitia que o suposto conteúdo falso baixado, tomasse o total controle do dispositivo. Com tudo, para que o ataque seja executado é necessário um redirecionamento de rede o que não é fácil de ser executado.

Até o momento a Xiaomi não emitiu nenhum comunicado a respeito do caso.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

e-Título | © Reprodução
Tecnologia
Como instalar o e-Título no seu celular: Guia completo passo a passo

Seguindo esses passos, você poderá aproveitar todas as facilidades oferecidas pelo e-Título, tornando sua experiência eleitoral mais prática e moderna.


WhatsApp – © Reprodução/Internet
Tecnologia
Evite que seu seu áudio enviado no WhatsApp seja compartilhado

Esse recurso visa aumentar a privacidade das mensagens


Cartão do Bolsa Familia - @Reprodução
Economia
Bolsa Família será pago com o Drex, a nova moeda digital; entenda como será

Cerca de 5% dos beneficiários do Bolsa Família poderão utilizar essa nova tecnologia


Carteira de Trabalho digital - @Reprodução
Tecnologia
Como emitir uma Carteira de Trabalho Digital

Disponível tanto para dispositivos móveis: Android e iOS,  quanto para computadores, a CTPS Digital pode ser acessada de maneira simples e intuitiva