Varíola dos macacos e Covid-19; especialista explica a relação de transmissão

Para a infectologista Luana Araújo, "a varíola dos macacos está longe de ser como a [transmissibilidade] da Covid".

Varíola dos Macacos | © Reprodução

Varíola dos Macacos | © Reprodução

Após longos dois anos de pandemia, o crescimento repentino no número de casos da Varíola dos Macacos levanta um alerta sobre a transmissibilidade da doença, e um questionamento comum é se ela é transmissível como a Covid-19.

Quem responde essa pergunta é a infectologista Luana Araújo, que explica como essa doença tem um potencial menor de transmissão e como “a varíola dos macacos está longe de ser como a [transmissibilidade] da Covid”.

A pesquisadora explicou que “a contagiosidade é baixa e normalmente ligada a lugares onde esse vírus é endêmico, como alguns países africanos. Existem mudanças que, embora não coloquem a gente sob alerta como a pandemia da Covid-19, também nos trazem um cenário em que faltam muitas peças para entender o que está acontecendo e proteger as pessoas da melhor maneira possível”, disse.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acompanha de perto o caso de um brasileiro que mora na Alemanha, e que está com suspeita de ter contraído a doença.

Neste final de semana, a Argentina confirmou que já tem um caso da doença no país, e especialistas alertam que é uma questão de tempo até termos casos confirmados da doença no Brasil.