Saiba mais sobre a endometriose, doença que atinge 1 a cada 10 mulheres no Brasil

A psicóloga Jéssica Batista abordou diversos pontos sobre a endometriose e esclareceu dúvidas acerca do tema.

Jéssica Batista | © Reprodução

Jéssica Batista | © Reprodução

A Endometriose trata-se de uma patologia crônica, ou seja, que não tem uma cura definitiva, é de longa duração e as mulheres afetadas, infelizmente, irão conviver com ela pelo resto da vida.

A doença em questão ocorre quando o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce em localização extrauterina, principalmente nos órgãos e nas estruturas da pelve feminina.

Com isso, o Portal BR104 conversou com a psicóloga Jéssica Batista, que abordou diversos pontos sobre a patologia e esclareceu dúvidas acerca do tema abordado.

Perguntada sobre a importância do diagnóstico precoce, a profissional da saúde disse que se você descobrir a doença antecipadamente, pode evitar todos os sintomas e consequências causados por ela.

Ao abordar o assunto, Jéssica Batista explicou que a doença “é um sofrimento para a mulher, onde a endometriose acaba afetando diversos órgãos, como intestino, bexiga, útero, ovários, e que muitas vezes a mulher precisa retirar parte do intestino. É uma doença que leva de seis a 20 anos para ser diagnosticada”.

Sobre os sintomas, a psicóloga relatou que é muito comum que a mulher com endometriose sinta dores, cólicas fortes, constipações frequentes, sangramento junto das fezes e dores incapacitantes em que fica sem andar.

Questionada sobre como o tratamento é feito, Jéssica contou que o procedimento vai depender muito do médico e da situação em que a paciente se encontra.

“O tratamento vai depender muito de cada médico e de como está o seu caso de Endometriose. Tem médicos que tratam a doença com anticoncepcional, para ver se existe uma melhoria ou não. E, tem casos, como foi no meu, que necessitam mesmo da cirurgia. Então, a cirurgia é uma intervenção mais eficaz para se livrar das dores”, explicou.

A psicóloga contou ainda que irá lançar um E-book, onde abordará temas pessoais sobre tudo que ela passou com a Endometriose, e afirmou que em breve esae livro estará disponível.