Saúde

Saiba mais sobre a endometriose, doença que atinge 1 a cada 10 mulheres no Brasil

A psicóloga Jéssica Batista abordou diversos pontos sobre a endometriose e esclareceu dúvidas acerca do tema.

Publicado: | Atualizado em 09/08/2022 16:58


A Endometriose trata-se de uma patologia crônica, ou seja, que não tem uma cura definitiva, é de longa duração e as mulheres afetadas, infelizmente, irão conviver com ela pelo resto da vida.

A doença em questão ocorre quando o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce em localização extrauterina, principalmente nos órgãos e nas estruturas da pelve feminina.

Com isso, o Portal BR104 conversou com a psicóloga Jéssica Batista, que abordou diversos pontos sobre a patologia e esclareceu dúvidas acerca do tema abordado.

Perguntada sobre a importância do diagnóstico precoce, a profissional da saúde disse que se você descobrir a doença antecipadamente, pode evitar todos os sintomas e consequências causados por ela.

Ao abordar o assunto, Jéssica Batista explicou que a doença “é um sofrimento para a mulher, onde a endometriose acaba afetando diversos órgãos, como intestino, bexiga, útero, ovários, e que muitas vezes a mulher precisa retirar parte do intestino. É uma doença que leva de seis a 20 anos para ser diagnosticada”.

Sobre os sintomas, a psicóloga relatou que é muito comum que a mulher com endometriose sinta dores, cólicas fortes, constipações frequentes, sangramento junto das fezes e dores incapacitantes em que fica sem andar.

Questionada sobre como o tratamento é feito, Jéssica contou que o procedimento vai depender muito do médico e da situação em que a paciente se encontra.

“O tratamento vai depender muito de cada médico e de como está o seu caso de Endometriose. Tem médicos que tratam a doença com anticoncepcional, para ver se existe uma melhoria ou não. E, tem casos, como foi no meu, que necessitam mesmo da cirurgia. Então, a cirurgia é uma intervenção mais eficaz para se livrar das dores”, explicou.

A psicóloga contou ainda que irá lançar um E-book, onde abordará temas pessoais sobre tudo que ela passou com a Endometriose, e afirmou que em breve esae livro estará disponível.

Assuntos

Saúde

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Lula: “Vai devagar que eu tenho medo de agulha, Alckmin!”| Foto: Agência Brasil
Saúde
Baixa vacinação impulsiona aumento nas mortes por dengue no Brasil

Os dados recentes também mostram um crescimento drástico no número de mortes ainda sob investigação, que é mais de 17 vezes superior ao ano passado.


Paciente Rozilda Gomes | @ Anderson Oliveira / Ascom Sesau
Saúde
Paciente do Hospital Metropolitano de Alagoas recupera visão após cirurgia complexa

Rozilda Gomes tinha um tumor benigno que comprometia parte de sua visão


Profissional da saúde com ampola da vacina contra Covid-19 – © Reprodução/Agencia RBS
Saúde
Maceió suspende vacinação com a Pfizer contra a Covid-19

A medida, anunciada pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), perdurará até a chegada de um novo lote do imunizante fornecido pelo Ministério da Saúde.


Mulher com sintomas de Climatério - @Reprodução
Saúde
Você é mulher e sente muito calor? Pode ser sintoma do climatério

Os sintomas do climatério são variados e influenciados por fatores biológicos e de estilo de vida.


Mosquito
Saúde
Alagoas registra segunda morte por Dengue e investiga mais quatro casos

O primeiro óbito confirmado pela doença, foi de João Leonardo Isidoro de Almeida Lau, jogador de futebol de 20 anos, natural de Atalaia