‘Dezembro Vermelho’ alerta para prevenção e combate ao HIV/Aids

Ações realizadas pelo poder público com a sociedade civil buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre a doença

‘Dezembro Vermelho’ alerta para prevenção e combate ao HIV/Aids — © Divulgação

‘Dezembro Vermelho’ alerta para prevenção e combate ao HIV/Aids — © Divulgação

Saúde — Dedicado à luta contra a Aids, o mês de dezembro reforça as ações de prevenção à doença, que é considerada um grave problema de saúde pública. O período foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial contra a Aids, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.

Em Maceió, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesau) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão realizando ações que buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV/Aids, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento.

No Hospital Escola Dr. Helvio Auto, no bairro do Trapiche, a população poderá realizar testes para detectar o vírus HIV, além de ações educativas e orientações pré e pós-testes. A ação acontecerá na próxima sexta-feira (6), das 8h às 14h. Na ocasião serão destribduidos laços vermelhos da solidariedade e preservativos a usuários e servidores.

Para realizar os testes, o cidadão deve trazer um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. A equipe do HEHA está preparada para fazer as orientações pré e pós-testes e efetuar o procedimento. Os resultados dos testes rápidos saem em torno de 30 minutos.

Atualmente, 2.483 pacientes provenientes de todo o estado de Alagoas com HIV/AIDS são acompanhados ambulatorialmente pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto. Só de janeiro a novembro de 2019, foram registrados 339 novos casos de HIV/AIDS somente na unidade de saúde.

+ 1,7 milhão de pessoas foram infectadas pelo HIV em 2018, aponta estudo

Do outro lado, a Gerência do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem levado o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante a escolas, instituições e locais de grande movimentação.

As ações do Dezembro Vermelho contam com o apoio do Fórum ONG Aids, Sesc Alagoas, Cidadãs +, Rede de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Pastoral da Aids, PróVida, Camisinha Influencer, Comitê LGBT do Estado de Alagoas e Central de Movimentos Populares.