Saúde

‘Dezembro Vermelho’ alerta para prevenção e combate ao HIV/Aids

Ações realizadas pelo poder público com a sociedade civil buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre a doença

Publicado: | Atualizado em 03/12/2019 22:04


‘Dezembro Vermelho’ alerta para prevenção e combate ao HIV/Aids — © Divulgação
‘Dezembro Vermelho’ alerta para prevenção e combate ao HIV/Aids — © Divulgação

Saúde — Dedicado à luta contra a Aids, o mês de dezembro reforça as ações de prevenção à doença, que é considerada um grave problema de saúde pública. O período foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial contra a Aids, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.

Em Maceió, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesau) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão realizando ações que buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV/Aids, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento.

No Hospital Escola Dr. Helvio Auto, no bairro do Trapiche, a população poderá realizar testes para detectar o vírus HIV, além de ações educativas e orientações pré e pós-testes. A ação acontecerá na próxima sexta-feira (6), das 8h às 14h. Na ocasião serão destribduidos laços vermelhos da solidariedade e preservativos a usuários e servidores.

Para realizar os testes, o cidadão deve trazer um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. A equipe do HEHA está preparada para fazer as orientações pré e pós-testes e efetuar o procedimento. Os resultados dos testes rápidos saem em torno de 30 minutos.

Atualmente, 2.483 pacientes provenientes de todo o estado de Alagoas com HIV/AIDS são acompanhados ambulatorialmente pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto. Só de janeiro a novembro de 2019, foram registrados 339 novos casos de HIV/AIDS somente na unidade de saúde.

+ 1,7 milhão de pessoas foram infectadas pelo HIV em 2018, aponta estudo

Do outro lado, a Gerência do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem levado o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante a escolas, instituições e locais de grande movimentação.

As ações do Dezembro Vermelho contam com o apoio do Fórum ONG Aids, Sesc Alagoas, Cidadãs +, Rede de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Pastoral da Aids, PróVida, Camisinha Influencer, Comitê LGBT do Estado de Alagoas e Central de Movimentos Populares.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Lula: “Vai devagar que eu tenho medo de agulha, Alckmin!”| Foto: Agência Brasil
Saúde
Baixa vacinação impulsiona aumento nas mortes por dengue no Brasil

Os dados recentes também mostram um crescimento drástico no número de mortes ainda sob investigação, que é mais de 17 vezes superior ao ano passado.


Paciente Rozilda Gomes | @ Anderson Oliveira / Ascom Sesau
Saúde
Paciente do Hospital Metropolitano de Alagoas recupera visão após cirurgia complexa

Rozilda Gomes tinha um tumor benigno que comprometia parte de sua visão


Profissional da saúde com ampola da vacina contra Covid-19 – © Reprodução/Agencia RBS
Saúde
Maceió suspende vacinação com a Pfizer contra a Covid-19

A medida, anunciada pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), perdurará até a chegada de um novo lote do imunizante fornecido pelo Ministério da Saúde.


Mulher com sintomas de Climatério - @Reprodução
Saúde
Você é mulher e sente muito calor? Pode ser sintoma do climatério

Os sintomas do climatério são variados e influenciados por fatores biológicos e de estilo de vida.


Mosquito
Saúde
Alagoas registra segunda morte por Dengue e investiga mais quatro casos

O primeiro óbito confirmado pela doença, foi de João Leonardo Isidoro de Almeida Lau, jogador de futebol de 20 anos, natural de Atalaia